Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 25/03/2015 às 14h08

Câmara e Emater: parceria de incentivo aos produtores rurais

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater) apresentou, na terça-feira (24), em Audiência Pública, o Relatório Anual de Atividades de 2014. Os dados comprovaram a oportunidade que a Câmara Municipal vem dando à empresa para desempenhar ações que valorizem e incentivem o médio e pequeno produtor da cidade. 
Segundo o extensionista da Emater, Robério de Oliveira Torres, "os resultados alcançados somente foram possíveis graças ao empenho do poder público que não mediu esforços para propiciar condições necessárias para que a equipe local pudesse desenvolver ações de assistência técnica e extensão rural junto aos agricultores". 
Embora desde 1954 a Emater venha participando de projetos com a Prefeitura e a Câmara Municipal, o presidente da Câmara de Muriaé, Sargento Joel Morais de Asevedo Júnior, ressaltou que, pela primeira vez na história do Legislativo, a empresa teve tanto incentivo e autonomia para captar as demandas e necessidades da população, sempre valorizando o produtor rural. Através do Convênio, entre a Câmara e a Emater, é possível ainda identificar oportunidades de intervenção e formular políticas públicas coerentes com a realidade municipal para a promoção do desenvolvimento sustentável.
Robério ressalta que a atividade agropecuária destaca-se em Muriaé pela sua importância social, econômica e ambiental contribuindo de forma expressiva para criação de oportunidades de trabalho e renda. Entre os principais produtos agropecuários produzidos, na cidade, está o café que, segundo os dados apresentados, ontem, teve uma produção de 44.200 sacas de 60 kg no ano passado, ocupando uma área de dois mil hectares. No ano de 2014, mais de 560 agricultores e seus familiares foram atendidos, quinze mil alunos beneficiados no Programa de Alimentação Escolar e quase seis milhões de crédito rural disponibilizados aos produtores para atividades no campo. Tudo resultado do incentivo da Câmara Municipal através do Convênio realizado. "Que vocês continuem com esse trabalho. A Câmara Municipal vai estar sempre de portas abertas. Precisamos de mais audiências públicas como essa, para incentivar os produtores agrícolas", ressaltou Sargento Joel.

Fonte: Assessoria de Imprensa



Gazeta de Muriaé
HPMAIS