Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 17/03/2015 às 16h46

Dia Mundial da Água: Programação do Demsur

Comemorado anualmente no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água será celebrado pelo DEMSUR com atividades relativas a este dia, nesta quinta(19) e sexta-feira(20).
"O DEMSUR acredita que pequenas ações individuais são a maior força transformadora que se conhece. Ter atitude consciente em relação aos nossos hábitos de consumo é a melhor maneira de se mudar o mundo. Portanto economize água, energia, recicle seu lixo, faça a sua parte e ajude a construir um futuro bom para todos". 

Segue abaixo a programação:
Dia 19 de março às 15:30 horas palestra na Escola Estadual Gilberto Tanus Bras, bairro João XXIII. 
Palestrante; Elisângela Fagundes, Operadora de Estação da ETA Gávea
Dia 20 de março às 14:00 horas Alunos da Escola Estadual Gilberto Tanus Bras visitam a Estação de Tratamento da Gávea (ETA Gávea)

A visita: 
A visita está destinada à professores e alunos com intuito de conhecer as instalações e as várias etapas de tratamento da água bruta, captada no Rio Glória, que se utiliza de processos físicos e químicos para que a água adquira propriedades desejadas e torne própria para o consumo. Esta é uma maneira das crianças conhecerem na prática o que aprendem na escola, como funciona todo o sistema desde a captação, tratamento, equipamentos mais importantes, produtos essenciais para tornar a água própria para o consumo, análises realizadas no controle de qualidade até a distribuição da água tratada. Além da visita a Operadora de Estação trabalha a conscientização dos alunos sobre poluição dos mananciais rios, lagoas e a importância de recuperação de nascentes, a necessidade de economizar água que é um bem indispensável para a vida. a autarquia DEMSUR entende que pequenas ações como essa darão resultados num futuro próximo.  

O projeto Re-Nascer: 
Apontada como um recurso natural de altíssimo valor econômico, estratégico e social, já que todos os setores dependem dela para desempenhar suas funções, órgãos governamentais e não governamentais têm se empenhado em criar meios para despertar uma consciência de uso racional da água bem como da preservação. E, em defesa dos mananciais, visando a recuperação e preservação das nascentes rurais e urbanas, a Prefeitura Municipal de Muriaé através da Autarquia DEMSUR e Secretaria Municipal de Meio Ambiente estabeleceu uma parceria com a EMATER-MG e IEF criando o projeto Re-Nascer, desde então ações e investimentos neste sentido vem sendo desenvolvidos pelo município na forma de promover prática sustentável, amenizando a seca, gerando renda e melhorando a qualidade de vida das comunidades. 
Uma das APA's contempladas pelo projeto foi a da comunidade da Água Limpa do Pontão onde quinze nascentes tiveram suas áreas devidamente cercadas e protegidas com plantio de mudas de árvores no entorno das minas. Já na área urbana temos as minas do Centro Educacional Dom Delfim no bairro da barra e do Madurim no bairro Edgar Miranda. 
 
 
 

Fonte: Assessoria de Imprensa



Gazeta de Muriaé
HPMAIS