Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 26/10/2007 às 07h19

Carlos Wilson recebe Prêmio Mario Inácio Carneiro

Dia do Médico é comemorado solenemente na AABB

  O Dia do Médico – 19 de outubro - foi comemorado pela Sociedade Médica de Muriaé e pela Unimed com a outorga do “Prêmio Mário Inácio Carneiro” que, em sua 7ª edição, agraciou o ginecologista Carlos Wilson Dala Paula Abreu.

  Durante a premiação, ocorrida na noite de sábado (20), na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), o homenageado recebeu um belo diploma confeccionado pelo artista plástico Sergio Campos e a importância de 1.000 dólares. Na abertura, o mestre de cerimônias, professor Luiz Gonzaga da Silva, com uma apresentação de alto nível, cuidadosamente preparada para a ocasião, destacou os 45 anos da Sociedade Médica de Muriaé, seus fundadores e presidentes, sendo, ainda, responsável por anunciar o ganhador do Prêmio Mário Inácio Carneiro 2007.

  Emocionado, Dr. Carlos Wilson agradeceu a todos os envolvidos na homenagem e àqueles que, de uma maneira ou de outra, serviram de incentivo e de exemplo em sua jornada profissional: “Essa homenagem é que nos incentiva, cada vez mais, a investir na profissão. Agradeço aos meus colegas médicos e, principalmente, a todos os meus pacientes, pois sem eles eu não estaria aqui. Agradeço aos meus pais, Lenir e Jose Abreu e a toda  minha família, pelo apoio incondicional durante toda a minha vida. Aos meus  filhos, Maria Mariana e João Pedro, obrigado por existirem. À minha esposa, Maria Lúcia, também médica, divido este prêmio, pois estamos juntos desde que iniciamos nesta profissão. Obrigado Lúcia, pelo seu apoio e seu amor. Agradeço ao Dr. José Carlos, presidente da Sociedade Médica, pela conduta ética e moral que apresenta diante desta entidade. Ao Dr. Cláudio Renato, obrigado pela existência deste prêmio; com certeza, honrarei o nome de seu pai, o Dr. Mário Inácio Carneiro. A todos os meus colegas de profissão, na pessoa do Dr. Wanderley Bertoni Linares, que representou o Centro de Estudos da Casa de Saúde Santa Lúcia, na escolha de meu nome, agradeço a confiança para ser o ganhador deste prêmio em 2007. Agradeço também ao orador desta solenidade, o professor Luiz Gonzaga e à presença de todos os colegas, em especial o Sr. José Braz, Prefeito de Muriaé, e ao Dr. Hermann Tiesenhausen, presidente do   Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, autoridade máxima dos médicos no Estado, que se privaram de seus compromissos pessoais para estar hoje aqui conosco, comemorando o Dia do Médico. Muito obrigado a todos os presentes e também à imprensa local, que sempre participa dos eventos de nossa Sociedade Médica”.

  Para a composição da mesa principal, foram convidados o presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, Dr. Herman Alexandre Von Tiesenhausem; o presidente da Sociedade Médica de Muriaé, Dr. José Carlos Alves Cerqueira; o Diretor-tesoureiro da Unimed Dr. Aloysio Navarro Aquino; o conselheiro do CRM-MG, Dr. Antônio Dírcio Silveira; o prefeito José Braz; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Muriaé, Dra. Ana Paula Carneiro; e o filho e representante da família de Dr. Mário Carneiro, Dr. Cláudio Renato Barros Carneiro.

  Além de prestar, ainda, merecida homenagem ao fundador e ex-presidente da Sociedade Médica de Muriaé, Dr. Paschoal Taranto Luz - que recebeu uma placa das mãos do filho, o médico Evandro Luz -, o evento também destacou dois grandes médicos que receberam, recentemente, homenagens estaduais: Dr. Jabes Medeiros e Dr. Roberto Monteiro de Castro.

  Entre os convidados da noite, estavam os diretores clínicos dos hospitais de Muriaé,  Dr. Carlos Magno Ciribeli (Hospital São Paulo), Dr. Ewerton Abreu Filho (Prontocor), Dr. Paulo Aziz Daher (Casa de Saúde Santa Lúcia), Dra. Maria Tereza Ornelas(AMIU), além da superintendente da Fundarte, Gilca Napier, e grande número de médicos e seus familiares.

  Em outras edições, o Prêmio Mário Inácio Carneiro já homenageou nomes importantes de nossa terra, como os médicos Edivar Pereira de Almeida, José Ângelo Brandão, Maurício Campos, Ewerton Abreu Filho, Olga Grincenkov Silveira e Antônio Francisco.
   

Dr. Carlos Wilson Dala Paula Abreu no detalhe

  Nascido em Muriaé, filho de Lenir Dala Paula Abreu e José Sanches Abreu, o ginecologista Carlos Wilson Abreu é casado com a também ginecologista e obstetra, Dra. Maria Lúcia Andrade Abreu, com quem tem dois filhos - Maria Mariana e João Pedro.

  Graduado em 1990 pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Dr. Wilson fez Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Instituto Municipal da Mulher Fernando Magalhães, no Rio de Janeiro (RJ), onde também se especializou em Ultra-sonografia, no Instituto Carlos Chagas. Tem pós-graduação em Sexologia pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, e em Ultra-sonografia pela Escola de Ultra-sonografia de Ribeirão Preto (SP).

  O vencedor do “Prêmio Dr. Mário Inácio Carneiro 2007” também possui o título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de  Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e pela Associação Médica Brasileira(AMB); além de ser especializado em Vídeo-histeroscopia e Vídeo-laparoscopia pelo Centro de Estudos Francesco Viscomi e em Terapia Sexual pela Sociedade Brasileira de Vídeo Cirurgia (SOBRACIL) do Rio de Janeiro.
  Dr. Carlos Wilson Abreu possui, ainda, pela FEBRASGO e AMB, os títulos de Qualificação em Histeroscopia, em Laparoscopia, e em Sexologia, Qualificação em Ultra-sonografia pela FEBRASGO, AMB e Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR). Já pela SBRASH, tem Qualificação em Terapia Sexual e em Educação Sexual.

  Dr. Carlos Wilson Abreu é médico concursado, na especialidade de Ginecologia e Obstetrícia, da Prefeitura de Muriaé, desde 1994 e já trabalhou em diversos bairros e distritos do município, com destaque para os Postos de Saúde do Porto, Santa Terezinha, Clóvis de Aquino, José Cirilo, Coronel Izalino, Safira, distrito de Vermelho, Pirapanema, Belisário, São Fernando, São Domingos e Rosário da Limeira que, à época, ainda era distrito de Muriaé.

  Desde 1996, com a inauguração do CAIC, no Bairro Encoberta, Dr. Carlos Wilson atua como médico Ginecologista e Obstetra do Posto de Saúde. Na Prefeitura de Muriaé, também atende, há 11 anos, no Serviço de Ultra-sonografia, do qual é, atualmente, coordenador. Já ocupou o cargo de Coordenador do Programa Viva Mulher, voltado para a prevenção do câncer do colo do útero e da mama, no período de 1999 a 2004 e foi coordenador do Programa de Saúde da Mulher, entre 2001 e 2004.

  Ele é ainda membro do Corpo Clínico da Casa de Saúde Santa Lúcia, do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia, do Corpo Clínico do Hospital Prontocor, do Serviço de Ginecologia. No Hospital São Paulo, foi  plantonista do Pronto Socorro entre 1991 e 1995. Continua atuando no HSP com internações de Ginecologia e Obstetrícia.

  Atualmente, tem total liberdade para atender seus clientes na Casa de Saúde Santa Lúcia, no Hospital Prontocor e no Hospital São Paulo e, desde 1993, é médico cooperado da Unimed Muriaé. Há quatro anos, é diretor da Associação dos Ginecologistas e Obstetras  de Minas Gerais - Regional Muriaé, com atuação ativa, além de fundador e diretor-clínico da Clínica MedCenter de Muriaé, onde trabalha com sua esposa, Dra. Maria Lúcia, há 13 anos.

  Em sua constante busca por atualização e novos conhecimentos, Dr. Carlos Wilson, que também é o atual presidente do Centro de Estudos Dr. Mário Inácio Carneiro, da Casa de Saúde Santa Lúcia, tem sido muito elogiado como conferencista em congressos nacionais e internacionais, nos quais apresenta importantes trabalhos científicos.

  Para ele, a indicação, neste ano, para o “Prêmio Dr. Mário Inácio Carneiro” é uma demonstração de reconhecimento pela sua dedicação à medicina: “É uma satisfação muito grande receber este prêmio em 2007, pois é o reconhecimento, pela classe médica, de meu trabalho, de minha atuação como profissional médico e cidadão diante da comunidade. Sou médico há 17 anos e vivo em Muriaé há 14, sei que o Prêmio Mário Inácio Carneiro é a mais alta condecoração que um médico muriaeense pode ganhar, por isso, toda esta minha emoção”, concluiu Dr. Carlos Wilson Dala Paula Abreu.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS