Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 04/09/2014 às 18h11

Memorial da Fundação Cristiano Varella é inaugurado com grande festa e homenagens

Foi inaugurado na tarde de quinta-feira (04), o Memorial da Fundação Cristiano, com uma grande festa que contoU com a presença de diversas pessoas, entre elas, autoridades, colaboradores da Fundação, além, é claro, dos familiares do patrono.

A abertura da inauguração começou com a apresentação da estátua de bronze de Cristiano Varella, que ficará exposta na frente do Memorial, com vista da BR 116, o monumento foi descerrado por Dona Maria da Glória, Lael Filho e Luciano Varella, mãe e irmãos do patrono.

Em seguida, foi feito a descerramento da placa que ficará na entrada do saguão, onde Leal Filho fez um belo discurso e destacou as qualidades do irmão, que faleceu em acidente automobilístico e outubro de 1994.

Para encerrar, o Padre fez uma oração, abençoando o local. Depois, os convidados se dirigiram para o Anfiteatro do Memorial, onde foi feito uma apresentação de toda a história da Fundação Cristiano Varella, desde o seu início até os dias atuais. Com histórias emocionantes. O Coral da Fundação fez uma belíssima apresentação, com destaque para o pequeno Davi, de apenas 7 anos, e que há cinco anos iniciava tratamento contra a leucemia no Hospital do Câncer de Muriaé, onde hoje esta totalmente curado e para encerrar foi entregue a diversas pessoas, que contribuíram para diretamente  indiretamente com a instituição, a Medalha Cristiano Ferreira Varella.

Após as festividades, os convidados foram conhecer o espaço cultural do Memorial, onde funcionarão diversas exposições, além de contar a história da instituição desde a concepção da ideia pelo deputado Lael Varella aos dias atuais passando por todas as notícias da imprensa, início da obra, depoimentos de colaboradores e relação dos serviços prestados. Reunindo toda estrutura da Fundação, o prédio abrigará a Rede Atividade de Comunicação, composta pelas rádios AM e FM e pela TV Atividade. E todos ficaram surpresos com estátua de cera do Patrono da Instituição, réplica prefeita, feita pelo Museu Madame Tussauds, que fica localizado em Londres, Inglaterra.

 

A história do Memorial:

A data foi escolhida por se aniversário do patrono da Fundação, que estaria completando 42 anos. Localizado ao lado do Hospital do Câncer de Muriaé, com uma arquitetura ousada e moderna, o Memorial foi concebido para resgatar a memória de Cristiano Ferreira Varella, filho do deputado Lael Varella, morto em acidente automobilístico aos 22 anos de idade.

A estrutura conta, ainda, com um auditório de 280 lugares, preparado para receber grandes eventos nas diversas áreas, principalmente na ciência e cultura. Cristiano Ferreira Varella, patrono da instituição, apesar de falecer prematuramente, teve importante atuação social na comunidade mineira. Sua história é contada através de objetos pessoais que fazem referência à sua vida. No local há uma estátua de cera (replica fiel de sua figura) e outra de bronze, além do cavalo Fedro, o preferido de Cristiano, que foi preservado por taxidermia.

A Oficina 3 Comunicação Museológica, empresa de São Paulo, que atua na concepção de projetos, tratamento e organização de acervos, é a responsável pela estruturação do Memorial. O Memorial da Fundação Cristiano Varella vai funcionar de segunda a sexta-feira das 9h às 16h, e no mês de setembro, excepcionalmente, estará aberto aos sábados e domingos de 13h às 17h.

 

 

 

               

 

Autor: Mariere Mageste



Gazeta de Muriaé
HPMAIS