O Rotary Club Muriaé deu posse na reunião de segunda-feira (07) a nova diretoria para o ano rotário 2014-2015. A então presidente do clube, a empresária Tania Camargo passou o cargo para Dr. Raphael Barreto, numa cerimônia que contou com a presença do governador do Distrito 4580 do Rotary, Paulo Cézar de Oliveira, que veio a Muriaé participar da posse de seu filho como novo membro do Rotary em Muriaé, Paulo Cézar Junior. O governador ainda deverá fazer duas visitas oficiais aos clubes de Muriaé, no Rotary Club Muriaé (11/08/14) e Rotary Club Muriaé Norte (25/09/14).
A cerimônia de posse se deu num jantar, ao som de Elias Batalha, e festejou o começo de um novo ano de trabalho para o Rotary, com o lema "Faça o Rotary brilhar". "Este é muito mais do que nosso Lema, é como fazemos a diferença, todos os dias, em cada clube, distrito e país em que atuamos", lembrou o governador. Ele ainda deixou uma mensagem de força e sucesso ao novo presidente do Rotary Muriaé. "Raphael é um jovem de sucesso, e este sucesso dele é muito importante para sua presidência, ele tem todas as condições, junto com seu Conselho Diretor, de desenvolver um trabalho excelente junto ao clube. Ele pode contar com o que for preciso da Governadoria do distrito, para que juntos possamos desenvolver os projetos que o clube irá realizar", declarou.
Para o novo presidente, Dr. Raphael, chegar a presidência do clube é de grande importância, pois sua família tem sua história ligada ao Rotary. Sou a terceira geração da minha família que pertence ao Rotary, primeiro meus avós Sebastião Campos e Raymundo Barreto, segundo, meu pai Maurício Campos, e eu, que vim convidado por meu padrinho Paulo Fraga, sendo assim, uma honra para mim, além de ser uma grande honra me tornar presidente do Rotary e motivo de grande satisfação", disse.
Com novos projetos em mente, a preocupação ambiental também esta na pauta da nova diretoria que assume, além dos trabalhos sociais desenvolvidos com seriedade pelo clube. "Espero que possa conseguir desenvolver projetos sociais como: apoio aos jovens para evitar que experimentem entorpecentes e dar continuidade a projetos já iniciados como: Povoamento do Rio Muriaé por peixes, preservação de nascentes e conservação da água limpa", enumerou o novo presidente.
O Rotary club Muriaé também apoia a Casa da Amizade na Obra do Berço, e tem um projeto em fase de estudo para implantação, com a preocupação com o equilíbrio ecológico do Rio Muriaé, que corta nossa cidade.
Diretoria 2014/2015: Presidente – Raphael Barreto, Vice-Presidente – Ranielle Damatta, 1º Secretário – José Antunes Jr., 1º Protocolo – Olney Cerqueira, 1º Tesoureiro – Moacir Santos.
História
O primeiro clube de prestação de serviços do Rotary foi fundado no dia 23 de fevereiro de 1905, quando o Advogado Paul Harris reuniu-se com três amigos em um pequeno escritório no centro de Chicago. Eles queriam reavivar durante a virada do século o espírito de amizade conhecido em suas cidades natais. Mais pessoas foram convidadas a juntar-se ao grupo à medida em que o clube tornou-se mais conhecido. Ele foi denominado "Rotary", já que o local onde os sócios reuniram-se era rotativo – cada vez no escritório de um deles.
Inicialmente formado por razões de companheirismo, o primeiro Rotary Club rapidamente evolui passando a aproveitar as habilidades e recursos dos sócios para prestar serviços à comunidade. No final de 1905, o Rotary Club de Chicago tinha 30 sócios. Atualmente o Rotary International, com aproximadamente 1,5 milhão de sócios, incentiva seus clubes a dedicarem-se às mais variadas atividades de prestação de serviços como o combate à fome, proteção ao meio-ambiente, prevenção de violência, alfabetização, combate ao abuso de drogas, erradicação da poliomelite, serviços à juventude e aos idosos, bem como conscientização e educação sobre a Aids. Rotary Clubs ao redor do mundo se inspiram no lema "Dar de si antes de pensar em si".