O DEMSUR realizou nesta terça-feira, 13 de maio, às 19hs na Câmara Municipal de Muriaé, a Audiência Pública da "Operação do Aterro Sanitário de Muriaé". O objetivo foi tornar público as regras que normatizarão todo o procedimento de terceirização da operação dos serviços de manejo de resíduos sólidos no aterro sanitário. Uma planilha de orçamento de serviços de operação, vigilância e manutenção geral do Aterro Sanitário foi apresentada para apreciação dos vereadores.
PRAZO: O prazo do contrato de serviços será de 12 (doze) meses, contado a partir da emissão da primeira ordem de serviço pelo PODER CONCEDENTE, podendo ser prorrogado, havendo interesse público, obedecendo-se a legislação aplicável.
Para que Aterro Sanitário consiga atingir a vida útil de 20 anos é necessário investimento do poder público na coleta seletiva uma vez que, a eficiência do aterro está atrelada à Usina de Triagem da ASMAM- Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Muriaé. Portanto a colaboração da população na separação do lixo seco e lixo úmido é essencial, ao diminuir a quantidade de lixo no aterro sanitário onde deverão ser apenas aterrados resíduos - rejeitos e orgânicos, logo contribui também na renda das famílias dos catadores de materiais recicláveis.