Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 12/05/2014 às 16h35

Coluna Meio Ambiente

image

As Mudanças Climáticas

A Organização das Nações Unidas (ONU) através de sua agência, a Organização Meteorológica Mundial (WMO) criou em 1988 o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). O IPCC é constituído por cientistas de vários países escolhidos por seus respectivos governos e objetivam gerar informações sobre as mudanças climáticas.
O terceiro e último volume do quinto relatório do IPCC foi lançado dia 14 de Abril. Este volume trata da mitigação dos impactos. O volume 1, que traz as questões físicas da problemática e o volume 2 que diz respeito aos impactos, adaptação e vulnerabilidade já foram lançados recentemente.

No relatório mostra que há um consenso sobre a influência humana na alteração climática global. O Brasil contribui na aceleração deste processo através das mudanças de uso do solo, sendo o país responsável por 39% dos desmatamentos do mundo no período de 2005-2010 (dados da FAO). Muito deste desmatamento é atribuído as lavouras de soja e a criação de gado de corte. A produção familiar rural tem pouca influência sobre o desmatamento. Embora o agronegócio seja importante por ser grande parte do PIB brasileiro, ele é responsável também por uma enorme concentração de renda, característica essa que parece inerente da América Latina.

Muitas destas questões vem sendo abordadas dia a dia nos meios de comunicação, alguns de modo alarmista e outros não, poucos são os cientistas que negam o aumento da média de temperatura da Terra e estes têm ganhado alguma mídia devido as polêmicas teorias propostas e nunca comprovadas.

O cenário não é apocaliptico mas é alarmante, não sabemos ao certo as respostas do meio ambiente a uma mudança climática e isso pode causar enormes danos sociais e econômicos no mundo.

Autor: Márcio Malafaia

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS