Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 28/04/2014 às 10h35

Muriaé é o primeiro município do estado de Minas Gerais a realizar o SEMPAT

Aconteceu na tarde de quinta-feira, 24, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos de Muriaé e Região a 1ª Semana Municipal de Prevenção de Acidentes de Trabalho realizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) DEMSUR, onde Muriaé se destacou por ser o primeiro município de Minas Gerais a realizar a SEMPAT e torná-la lei ao ser regulamentada pelo Poder Público Municipal através do Prefeito Municipal Aloysio Navarro Aquino.

Os presidentes das CIPAs DEMSUR Wilson Freitas Soares e Fernando Carneiro da Rocha Aguiar apresentaram durante a reunião estatísticas de acidentes de trabalho no Brasil e no município e vídeos sobre o cuidado com a prevenção. Fechando a 1ª SEPAT Adellunar Marge em seu discurso salientou a importância do trabalhador seguir as normas técnicas de prevenção de acidente- "Todo cuidado é pouco, não devemos dar oportunidade para o azar".

- Abril Verde, porque precisamos de um mês assim?

Neste mês, abril, 28 - comemora-se o "Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho" dia este adotado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em memória ao trágico acidente ocorrido em abril de 1969 nos Estados Unidos quando uma terrível explosão em uma mina vitimou 78 trabalhadores. Relembrar o marco na história impressiona, e os números atuais também. São 3 vidas por minuto que são perdidas em acidentes de trabalho pelo mundo, 5 mil por dia (números da OIT, relatório de 2013). A cada ano, acidentes não mortais totalizam 317 milhões e as vítimas de acidentes de trabalho somam 270 milhões, segundo o mesmo relatório. No Brasil, são 4 mil mortes por ano.

Em memória às vitimas de acidentes e doença no trabalho nasceu o projeto Abril Verde, o DEMSUR em parceria com o SINTESPAR (Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Paraná) estão em apoio mútuo ao projeto. Mas o trabalho não envolve o risco somente de acidentes, mas também o de doenças. No mundo, são 160 milhões de pessoas que sofrem com doenças profissionais e 2,02 milhões de pessoas que morrem a cada ano devido a enfermidades relacionadas com o trabalho (OIT). Essa iniciativa quer prevenir e alertar sobre os problemas que ocorrem no trabalho e em decorrência do mesmo. Essa iniciativa quer trazer saúde e a prevenção para dentro do local onde passamos grande parte do nosso dia, da nossa vida e produzimos a riqueza da sétima economia do mundo. A proteção do direito de todos os trabalhadores e um ambiente de trabalho seguro e saudável que respeite a dignidade humana e a dignidade do trabalho é parte integrante de um enfoque de inclusão social da autarquia DEMSUR. O diálogo social é uma ferramenta valiosa e indispensável. Vamos lutar para uma situação na qual todos ganham: trabalhadores, famílias, comunidades, empresas, a economia e o meio ambiente.



a

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Prefeitura de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS