Há anos sem receber investimentos, o Distrito Industrial de Muriaé voltou a receber a atenção do poder público. A administração municipal deu início, nas últimas semanas, ao projeto de revitalização do local, com o intuito de regulamentar a utilização da área.
"Recentemente, começamos o trabalho de melhoria da infraestrutura do Distrito Industrial. Estamos realizando o calçamento da via principal com os paralelepípedos que foram retirados da rua Santa Rita", informa o prefeito Aloysio Aquino. "O projeto completo inclui, ainda, a pavimentação das demais vias, o plantio de árvores e a instalação de um pórtico na entrada do complexo, etapas que serão realizadas em um segundo momento", completa.
A revitalização do local começou a ser planejada já em 2013, com a criação de uma comissão especial para verificar as questões referentes ao distrito. "Fizemos um minucioso estudo, contendo plantas baixas, pareceres e outros documentos, que resultou em um dossiê com 616 páginas", informa o assessor administrativo José Torres, que integrou o grupo de trabalho.
O material foi entregue ao prefeito, que, após aprovação da Câmara Municipal, sancionou a lei 4.618, de 9 de outubro de 2013, revogando documentos anteriores que autorizavam a cessão de terrenos situados no Distrito Industrial. Duas semanas depois, foi também sancionada a lei 4.626, regulamentando a alienação dos imóveis existentes no local. "A partir de agora, os imóveis só serão cedidos através de licitação", afirma Torres.
Localizado às margens da BR-116, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal, o distrito tem o objetivo de abrigar indústrias e pontos de apoio de empresas que tenham o interesse de instalarem-se no local, gerando empregos e fomentando o desenvolvimento econômico de Muriaé.