Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 17/02/2014 às 14h07

Braulio Braz propõe criação de polo de Piscicultura Ornamental na Zona da Mata

O projeto de lei, 4.165/13 de autoria do deputado Braulio Braz, propondo a criação de um Polo de Piscicultura Ornamental na microrregião de Muriaé, na Zona da Mata mineira, recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, durante reunião na terça-feira (11/02).

Segundo Braulio Braz, a Zona da Mata mineira é o maior polo produtor brasileiro de peixe ornamental. Fazem parte do polo os municípios de Vieiras, Eugenópolis, Patrocínio de Muriaé, Miradouro, Barão de Monte Alto e São Francisco do Glória. A proposta de se criar um Polo Produtor de Peixe Ornamental na região, surgiu durante uma conversa do deputado Braulio Braz com o prefeito de Vieiras, Waldinei Chicareli Andrade, que também é piscicultor.

Entre as vantagens da piscicultura ornamental, o deputado registra o baixo custo de produção geralmente realizado em regime familiar. Ele também ressalta que a atividade, embora seja importante fonte de geração de renda para o Estado, ainda carece de organização entre os agentes produtivos. Isso seria possível com maior acesso a crédito agrícola, a insumos e tecnologia, o que seria facilitado com a criação do polo.

Agora o projeto segue a tramitação normal da Assembleia, com discussão e votação em Plenário em primeiro e segundo turno. Se aprovado, vai para a sanção do governador.

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Assessoria Braulio Braz



Gazeta de Muriaé
HPMAIS