Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 15/09/2007 às 11h08

Família Barbosa Andrade domina concurso leiteiro

  A família Barbosa Andrade confirmou a tradição herdada de Pedro Bernardino de Andrade durante a disputa do Concurso Leiteiro e de pista da 53ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Muriaé.

  O grande campeão do Concurso Leiteiro foi Paulo Barbosa de Andrade, que participa desde a década de 70 de eventos desta natureza, sempre buscando o aperfeiçoamento do gado. Dando continuidade a este trabalho, o jovem Leonel, filho e pupilo de Paulo Barbosa, segue os mesmos passos do selecionador, valorizando a genética e a produção leiteira. O mesmo caminho vem sendo trilhado por Carlos de Paula Andrade, sobrinho de Paulo Barbosa que, a cada dia, se aproxima do tio e mentor, ficando este com o 2º lugar no geral leiteiro e 1º lugar na categoria 35 Kg.

  A Exposição Agropecuária de Muriaé deste ano teve como grande vencedora do Torneio Leiteiro o animal Carine, com uma produção diária de 66.346 Kg. Carine, da Fazenda Paraíso, do município de Barão do Monte Alto, propriedade de Paulo Barbosa de Andrade e Leonel Azevedo Andrade, é uma holandesa PO, registrada - filha de Maizefilld Belwood e Noruega Andréia Odyney.

  A Fazenda Paraíso fez também a campeã leiteira 4 dentes, o animal Elma, holandesa PO, registrada, filha de Carrossel da Sierra e Noruega Bela Willowland - animal também de propriedade de Paulo Barbosa de Andrade e Leonel Azevedo Andrade. Elma alcançou a produção de 46.260 Kg de média diária e, nas pistas, obteve o melhor úbere e o título de melhor da raça dos animais registrados.

  A vice-campeã no geral leiteiro foi o animal Suzana, girolando 7/8, de Lucas Matos Andrade, Carlos de Paula Andrade e José Barbosa de Andrade. Cria da fazenda Santa Luzia, o animal alcançou, nas pistas, os títulos de melhor úbere mestiço, grande campeã da raça girolando, e segundo lugar no Concurso Leiteiro, com a produção de 60.540 Kg de média.

  Primeiro lugar na categoria 35 Kg, o animal Parmalat, de propriedade de Carlos de Paula Andrade, Lucas Matos Andrade e José Barbosa de Andrade, da Fazenda Santa Luzia, obteve a produção média de 34.826 Kg/dia. "No ano passado perdemos na categoria 35 kg por apenas cinco. Durante este ano, estivemos praticando e, neste concurso, ganhamos por uma diferença de 520 gramas", contou Carlos de Paula Andrade.

  Entre os reprodutores destacaram-se o animal Marqboost, holandês, grande campeão da raça pelo segundo ano consecutivo e agora, com suas filhas, alcançando a produção média, na categoria 2 dentes, de 28 a 32 Kg de leite/dia. Já o animal Sansão, girolando 7/8, também da Fazenda Santa Luzia, foi o grande campeão da raça pelo segundo ano consecutivo.

  A Fazenda Santa Luzia, buscando diversificar suas atividades, tem investido na Caprinocultura, com a sua primeira participação no torneio leiteiro em Muriaé este ano. Lucas Matos Andrade e Carlos de Paula Andrade já prometem que, para o próximo ano, virão com tudo para vencer.

Autor: Cícero Gomes

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS