Em 20/12/2013 às 15h20
O largo do Dornelas, ponto de acesso ao bairro, assim como região de confluência da Br-116, com a estrada dos distritos de Vermelho e Pirapanema, local de constantes acidentes, recebe rotatória para organizar o perímetro. A Prefeitura de Muriaé, entrou em contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – Dnit - solicitando autorização para reurbanizado -, e através da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Demuttran estão revitalizando a área.
Para o prefeito, Aloysio Aquino, o espaço que vinha sendo um ponto crítico e de constantes transtornos será reestabelecido: "Para o início de 2014, deveremos estar recebendo os semáforos e organizando por completo o trecho, organizando ainda mais o sistema operacional do largo", esclarece.
Segundo a secretária de Obras Públicas, Mirian Facchini, ficou definido juntamente com o Prefeito que a giratória teria 8 metros e 30 cm de diâmetro, fazendo com que haja tempo adequado para um carro circular, enquanto o outro faz o contorno por lados adversos. Ela explica que as passagens laterais permanecerão adequadas à circulação de veículos de grande porte como os caminhões e os transportes coletivos.
Na primeira fase está sendo feita a rotatória e serão implantadas as placas indicativas para que assim, o trânsito flua melhor. Os canteiros maiores serão cortados para facilitarem a circulação de carretas de minério. Ainda há no projeto, a inversão de circulação da Rua Francisco Cascelli, que não será mais de mão dupla. Para quem for entrar no bairro Dornelas, haverá a permissão de seguir pela Rua Francisco Cascelli, porém para sair do bairro necessitará voltar pela Avenida Dante Bruno.
De acordo com as novas medidas, todos os veículos que vierem da direção do bairro Aeroporto, Br-116, deverão seguir pela Avenida Dante Bruno e prosseguir em em sentido ao Centro ou para outras vias.
A iniciativa da Prefeitura de Muriaé, Secretaria de Obras Públicas, é uma preliminar, já que haverá, em breve, a execução do projeto da marginal da BR-116 para veículos pesados. A secretária de Obras lembra que o trânsito é uma função urbana integrada aos interesses comuns e, para tanto, para a preservação da vida humana, precisamos organizar aquele perímetro urbano, que tem direção estadual, mas precisa ser ornamentado pelo município", incluindo que todas as sinalizações exigem grande observação por parte das autoridades, pois um trânsito violento pode ceifar milhares de vidas e o dever da Administração Municipal é ter responsabilidade social.
O próximo passo será a implantação de semáforos, uma vez que um projeto de cerca de R$ 1 milhão está em estudo. O conjunto de sinais para o Trevo do Túnel Dornelas custa em torno de R$ 100 mil. O vereador Reinaldo Dornelas está acompanhando as obras, uma vez que fez várias reivindicações oficiais neste sentido.