Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 13/12/2013 às 11h09

Chuvas causam transtornos e alagamentos em Muriaé

Temporal na tarde de quarta-feira assustou muriaeense com possibilidade de enchente

A cidade de Muriaé ficou em alerta na tarde da última quarta-feira, ao lembrar da possibilidade de ocorrer novamente enchentes e alagamentos. A forte chuva que caiu sobre a cidade alagou ruas de vários bairros, como Dornelas, Barra, Safira e Bico Doce. A água chegou a invadir casas e comércios em vários pontos da cidade, pois o sistema pluvial não deu conta da quantidade de água vinda da chuva. O trevo das ruas Santa Rita e José de Abreu foi completamente inundado e, depois de baixar, a água deixou muita lama nos estabelecimentos localizados naquele trecho.

Segundo a Defesa Civil, de acordo com o INMET ( Instituto Nacional de Meteorologia), através de sua estação em Muriaé, verificou-se que, o acumulado da chuva em 24h, no município foi de 146,6 mm. De acordo com vistorias em Muriáe, analisando vários pontos de referência do Rio preto e Rio Muriaé, verificou-se que houve um aumento de aproximadamente 50 cm entre as 21 horas do dia 11/12 até as 02 horas da manha do dia 12/12. A Defesa Civil pediu aos moradores próximos às margens do rio para terem precaução, caso o nível do rio continue a subir.

Boato informava sobre risco de rompimento de barragem

Após reunião realizada na Defesa Civil, às 15h, com o gerente regional da Votorantim Metais, Cristian e com Laura Giordano do setor de Comunicação da empresa, foi desmentido o boato aos técnicos da Defesa Civil de Muriaé  que não há risco de rompimento de barragem, tendo em vista que a lavagem de minério é feito muito abaixo do nível do vertedouro, não havendo descarte de água por parte dessa durante o processo de beneficiamento de minério.

Em nota, a Defesa Civil declarou que "toda e qualquer informação vinculada a rompimento da barragem supracitada, não é verídica, tendo em vista que esta não influencia no nível de águas dos rios".

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS