Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 31/08/2007 às 17h24

Folclore, Patrimônio Cultural

  Em comemoração ao “Dia do Folclore” - 22 de agosto -, a Escola São Paulo promoveu uma série de atividades culturais e, entre elas, a apresentação do grupo Sons da Mata, de Leopoldina. Também esteve presente a professora Rosenilia Fajardo Rocha, que desenvolve o projeto “Oficinas da Mata na Usina Cultural”, naquele município, com o patrocínio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

  "Sons da Mata é um resgate da cultura popular, do folclore da nossa região, dos Folguedos, dos ritmos, do Congado, do Mineiro Pau, das Folias de Reis", comentou a professora após uma apresentação empolgante, que contagiou adultos e crianças, tamanha a interação com a platéia.

  O diretor da Escola São Paulo, José Nicodemos Couto, explicou que a apresentação foi a culminância da Semana do Folclore na Escola: "É muito bom fechar a Semana do Folclore apresentando o trabalho fantástico destes jovens da cidade de Leopoldina e foi com muita alegria que recebemos a visita deles aqui, numa apresentação empolgante e emocionante. Toda a comunidade da Escola São Paulo participou e é muito legal ver a preservação e o estudo do folclore realizado com jovens e crianças, o que representa uma resistência cultural. Quanto mais grupos destes existirem, apoiados e patrocinados, como é o caso deste grupo pela Lei de Incentivo à Cultura e pela FCOJB, melhor será para nossa cultura. A Escola São Paulo fica muito orgulhosa de poder trazer em Muriaé o grupo folclórico Sons da Mata".

  Para a professora de Música da Escola, Cláudia Aquino Sigiliano, a apresentação pôde ampliar o universo da cultura popular para os alunos. "É muito importante trabalhar a música folclórica nas escolas, visto que as crianças de hoje já não têm muita facilidade de ter contato com esta tradição. A riqueza do nosso folclore é muito grande por causa da miscigenação do nosso povo e, por isso, tem ele que ser resgatado. Assim, é muito importante que seja trabalhado nas escolas para o crescimento das nossas crianças", frisou.

  Todos os alunos da Escola trabalharam o tema, incluindo os participantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que desenvolveram, durante a semana, diversas atividades exaltando a cultura brasileira.

  Valorizando a cultura, a Escola desenvolve um importante papel de construir uma sociedade mais democrática, pois a cultura é o lugar onde convivem harmoniosamente pessoas diferentes, com costumes diferentes, com práticas religiosas diferentes e visões diferentes de um mesmo mundo. Valorizar esta pluralidade cultural é contribuir para a preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro.

Autor: Cícero Gomes

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS