Em 31/08/2007 às 17h22
A Regional SOGIMIG de Muriaé, que tem como diretor o ginecologista / obstetra Carlos Wilson Dala Paula Abreu, promoveu nos dias 24 e 25 de agosto, no Teatro Zaccaria Marques, a “4ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia”, reunindo um número notável de profissionais médicos de toda a região - alguns, inclusive, do Estado do Rio de Janeiro.
A abertura aconteceu às 20h do dia 24, tendo como Mestre de Cerimônia Aline Aparecida Alves, que chamou para compor a mesa principal as seguintes personalidades: Dr. Carlos Wilson Dala Paula Abreu; Dra. Cláudia Navarro Lemos; Dr. José Carlos Alves Cerqueira; Gilca Napier, Superintendente da Fundarte e também representante do Prefeito José Braz; Dr. Manoel Maurício Gonçalves; Dr. Jorge Roberto Ferreira; Dra. Sônia Fonseca Araújo; Dr. José Jarbas Pimentel; Dr. Guilherme Schueller de Aquino; Dr. Rodrigo Campos; Dr. Ewerton Abreu Filho; Mario Fernando Rodrigues Junior. Foi lido um telegrama do Dr. Marcos Guarino de Oliveira, Secretário Municipal de Saúde, justificando sua ausência.
Alexandre Louzada executou o Hino Nacional e, a seguir, usaram da palavra Gilca Napier, Dr. José Carlos Alves Cerqueira, Dra. Claúdia Navarro Lemos e o Dr. Carlos Wilson Dala Paula Abreu.
Além da parte científica, foi feita uma homenagem ao médico mais antigo, filiado á Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia de Minas Gerais, Dr. Waltecy Antônio Garcia. Ele recebeu uma placa das mãos do Dr. Carlos Wilson com os dizeres: Ao Dr. Waltecy Antônio Garcia – Nossa homenagem pelos 29 anos de participação como sócio titular da SOGIMIG. Regional da SIGIMIG de Muriaé – 24-08-07.
O encontro prosseguiu com a palestra “Aplicações dos Novos Contraceptivos”, apresentada pela Dra. Claudia Navarro Lemos que, como os demais conferencistas, é de Belo Horizonte. Ela falou sobre as tendências mais modernas de contracepção e suas particularidades.
A “Defesa Profissional”, tema bastante concorrido, foi abordado pelo Dr. Manoel Maurício Gonçalves. Em sua conferência, o médico destacou cuidados e atitudes que devem ser tomadas para evitar litígios e o conseqüente desgaste profissional. Em seguida, aconteceu o tradicional Coquetel de Confraternização entre os médicos.
Outras cinco palestras foram realizadas na manhã do segundo dia, sábado (25). O Dr. Clécio Lucena apresentou “Mastologia”, falando sobre testes genéticos, famílias de risco, vida reprodutiva após câncer de mama, além de fornecer orientações pré e pós- cirurgias estéticas. “Para mim foi um grande prazer participar deste evento em Muriaé e gostaria de parabenizar aos organizadores pelo sucesso do encontro e dizer que o investimento na informação, na educação e no conhecimento é, sem qualquer dúvida, o principal fator para o crescimento da atualização dos profissionais da área", disse ao final do evento.
Ponto alto desta IV Jornada foi a conferência “Patologia Cervical”, realizada pelo Dr. Garibaldi Mortaza Junior, abordando o HPV na adolescência, o estágio atual das vacinas e suas perspectivas. “A vacina que temos hoje protege cerca de 70% dos cânceres de colo, por isso é importante, caso a mulher seja vacinada, que não deixe de fazer os exames rotineiros. Ela tem que fazer o preventivo normalmente e continuar utilizando a camisinha como forma de se prevenir de outras doenças sexualmente transmissíveis", alertou Garibaldi.
Os temas Pré-natal e Diagnóstico Diferencial das Anemias na Gestação fizeram parte da palestra do Dr. Clóvis Antônio Bacha. Por sua vez, o professor de Ginecologia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e Coordenador do Serviço de Ultra-som do Hospital Universitário São José, Dr. Benito Pio Vitório seguiu uma pauta sobre Ultra-sonografia em Ginecologia e Obstetrícia. Também falou sobre a medicina baseada em evidências, uma maneira que os médicos têm de se manterem atualizados com os trabalhos científicos e com a aplicabilidade destes conhecimentos na prática clinica diária. “Fiquei entusiasmado porque no interior é difícil manter um evento destes com uma freqüência como a que tivemos aqui”, concluiu admirado, ao término dos trabalhos.
“Incontinência Urinária” foi a conferência da Dra. Márcia Salvador Géo, que discutiu sobre exames necessários, cirurgia adequada e tratamento em parceria com a fisioterapia e medicamentos. Ao final da Jornada, a médica parabenizou os organizadores: "Gostaria de parabenizar a Regional SOGIMIG de Muriaé porque, trazer para o interior eventos científicos deste porte, é um avanço imprescindível na medicina moderna".
Entre os participantes, a “4ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia” deixou muitos comentários favoráveis. "Este é um evento muito importante, que permite ao profissional do interior adquirir, com facilidade, as informações acessíveis aos colegas da capital, que têm maior facilidade de participar de eventos. Assim, a Jornada traz para o interior a informação e dá uma chance a nós, ginecologistas do interior, de termos uma participação em pé de igualdade com os profissionais dos grandes centros", destacou Dr. Rodrigo Barreto Campos.
O médico responsável pela Maternidade da Casa de Saúde Santa Lúcia, Dr. Guilherme Shuller de Aquino, completou: "Estes eventos são muito importantes para a manutenção do conhecimento dos médicos, porque hoje, com os trabalhos intensos na região, não temos tempo para nos deslocarmos para as grandes cidades. Graças à Sociedade de Ginecologia, Muriaé tem se atualizado e melhorado sua dinâmica de trabalho no dia-a-dia".
O Diretor Administrativo da Unimed Muriaé, Dr. Aloysio Navarro de Aquino, afirmou: "Este evento, a cada ano, tem se mostrado com maior qualidade, com palestras muito boas e, cada vez, tem se estabelecido como uma fonte de maior aprimoramento para a classe médica de Muriaé e região".
O professor de Mastologia da Universidade Federal de Juiz de Fora, Dr. João Carlos Arantes Junior, disse: "Em primeiro lugar, gostaria de dizer que toda esta atitude de levar conhecimento e ciência, a toda esta população médica de Muriaé, Leopoldina, Cataguases, e de toda a região, é bastante válida, principalmente porque são colegas renomados que vêm aqui, permitindo-nos assistir a palestras de alto nível, o que só nos engrandeceu e trouxe conhecimentos fantásticos".
"É com muito prazer que estamos neste evento, porque trata de assuntos de extrema importância para o profissional médico. É uma Jornada bastante rica e num curto espaço de tempo", admirou-se o Diretor da Unimed Inconfidência Mineira, Dr. Antônio Carlos Guimarães.
"O encontro foi muito bom, com temas bastante atuais, e isto é muito importante para nós do interior, pois, com Jornada como esta, vamos aperfeiçoar os nossos conhecimentos", disse Dr. Sérgio Salvato.
O ginecologista e ex-prefeito da cidade de Recreio, Dr. Onio Fialho Miranda, comentou sobre o conhecimento levado aos participantes: “Este evento vem trazer uma educação continuada para todos nós que militamos na área da ginecologia na Zona da Mata. Gostaria de parabenizar o Dr. Carlos Wilson, juntamente com toda a sua equipe, o Dr. José Carlos, presidente da Jornada e os colegas que deixaram o final de semana, a família e o lazer e estão aqui, buscando conhecimento para atender melhor aos nossos pacientes".
Outro ex-prefeito presente, o urologista Márcio Freire, de Leopoldina, falou: "Gostaria de parabenizar à equipe de Muriaé que conseguiu reunir esta quantidade de colegas da região, trazendo oportunidades para novos conhecimentos".
A Dra. Roseli Noronha Bianco, que trabalha com a formação da Residência Médica na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora e com Estágio Prático da Faculdade Suprema de Medicina, disse: "Fico muito grata por poder participar deste evento e acho que Muriaé está investindo no crescer científico da comunidade médica e de uma maneira muito positiva. O evento de hoje só vem acrescentar na qualidade de assistência as nossas gestantes, e eu aprendi muito, assim como todos que participaram, também aprenderam".
Dr. Gustavo Tostes Dourado Teixeira, da Clinica Radiológica Santa Lúcia, afirmou que a Jornada vem colocar Muriaé como uma cidade de pólo regional, atraindo vários colegas ginecologistas e obstetras para a cidade e mostrando a força da medicina muriaeense.
Para o presidente da Sociedade Médica de Muriaé, Dr. José Carlos Alves Cerqueira, o encontro representa a atual posição do município na área da saúde. “É muito importante um evento desta natureza, pois se trata da educação continuada na ginecologia e obstetrícia. Muriaé deu um salto de qualidade na área da saúde e, hoje, nós temos praticamente tudo para oferecer na área da saúde, em terapia, recursos de diagnósticos de imagem e laboratoriais. Até mesmo em termos de saúde pública, a medicina de Muriaé está melhorando. Estas iniciativas são saudáveis e temos que reconhecer o esforço do nosso Delegado Regional, Dr. Carlos Wilson e a própria SOGIMIG, que apóia o evento”, ressaltou ele.
Com mais de 150 médicos na atualidade, Muriaé se consolida, a cada dia, como referência não só em ginecologia, mas em todas as especialidades. Hoje, o município consegue resolver quase todas as patologias, não sendo mais necessária a transferência de doentes para outras cidades.