Em 20/11/2013 às 16h42
Em atendimento a um requerimento enviado ao Governo do Estado pelo deputado Braulio Braz, a Secretaria de Estado de Saúde autorizou a instalação, no município de Muriaé, de um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas.
O Centro terá caráter regional e atenderá as seguintes cidades: Muriaé, Antônio Prado de Minas, Barão de Monte Alto, Eugenópolis, Miradouro, Miraí, Patrocínio do Muriaé, Rosário da Limeira, São Sebastião da Vargem Alegre e Vieiras. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Saúde Mental, o novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas será implantado no primeiro semestre de 2014.
O requerimento, pedindo a implantação de um CAPS AD III, em Muriaé, para atender a cidade e região, foi apresentado pelo deputado Braulio Braz durante a realização da audiência pública da Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em agosto de 2013, na cidade de Muriaé. A audiência foi realizada a pedido do deputado Braulio Braz, preocupado com o aumento do consumo do crack na região. Na ocasião, depois de ouvir o relato de familiares de viciados e de entidades da área de saúde que prestam assistência àqueles que sofrem com o vício, o deputado Braulio Braz decidiu pelo encaminhamento de um requerimento ao Governo do Estado, via Secretaria Estadual de Saúde, solicitando a instalação urgente de um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas na região.
Para o deputado Braulio Braz a implantação de um CAPS AD III, em Muriaé, comprova o acerto da audiência pública. "Quando solicitamos à Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas, que fizesse uma audiência pública em Muriaé, sabíamos como era urgente discutir este problema que maltrata muitas famílias e agride a nossa sociedade. A instalação de um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas no município de Muriaé e que vai atender a mais nove cidades da região, é um grande passo para o enfrentamento desta verdadeira chaga social, que é a droga. Como homem público, com um mandato comprometido com a segurança e o bem estar social, não poderia estar mais feliz", salientou o parlamentar.