Em 11/11/2013 às 10h37
O Deputado Federal Renzo Braz (PP MG) foi eleito o melhor Deputado Mineiro, segundo votação popular, realizada durante o Prêmio Congresso em Foco. A premiação aconteceu no dia 26/09, em Brasília, e reuniu deputados, senadores, imprensa nacional e autoridades e diversos órgãos federais.
Renzo Braz recebeu o prêmio de Parlamentar de Futuro, juntamente com os deputados Jean Wyllys (Psol RJ), Reguffe (PDT DF) e o Senador Randolfe Rodrigues (Psol RJ). O Congresso em Foco é um veículo jornalístico que faz uma cobertura apartidária do Congresso Nacional e dos principais fatos políticos da capital federal.
"Fiquei muito feliz com a premiação. Em um período de tantas manifestações, fui escolhido por votação espontânea, pela internet, o que significa que os mineiros estão satisfeitos com o meu trabalho, confiam em minha honestidade e me apoiam. Isso me incentiva a continuar, cada vez mais, lutando pelo meu povo. Além disso, receber um prêmio de um veículo tão respeitado, que tem um trabalho extremamente sério como o do Congresso em Foco, nos faz acreditar que não estamos sozinhos na luta por um país mais justo e mais honesto", afirmou Renzo Braz, logo após a premiação.
O Congresso Nacional possui 51 senadores e 513 deputados, mas apenas 48 foram premiados, sendo que da Bancada Mineira do Congresso apenas três dos 56 parlamentares conquistaram o prêmio, sendo eles: Deputados Renzo Braz, que foi eleito por votação pela internet, e Nilmário Miranda, que foi indicado por jornalistas do Congresso em Foco, além do Senador Aécio Neves, também eleito pela internet.
O Prêmio
Pelo oitavo ano consecutivo, o prêmio distingue os deputados e senadores que, na avaliação da população, melhor a representam no Congresso. Na votação pela internet, foram validados mais de 254 mil votos, após auditoria que envolveu a análise da origem do voto e da autenticidade do e-mail utilizado para confirmá-lo, num trabalho cuidadoso e paciente que contou com o monitoramento da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). A cerimônia foi conduzida pela jornalista Giuliana Morrone e pelo ator Murilo Grossi, ambos da TV Globo.
Apenas participaram da competição, parlamentares sem histórico de investigações criminais no Supremo Tribunal Federal (STF), dos conselhos de ética da Câmara e do Senado e de violações aos direitos humanos.
Patrocinado pela Ambev, o Prêmio
Congresso em Foco 2013 tem o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais
Federais (APCF, que fiscaliza a votação pela internet), da Associação dos
Delegados da Polícia Federal (ADPF), da Associação Nacional dos Auditores
Ficais da Receita Federal do Brasil (Anfip), do Sindicato Nacional dos Fiscais
Federais Agropecuários (Anffa Sindical), da Associação Nacional dos
Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), da
Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), da
Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite),
da ONG carioca A Voz do Cidadão, da Agência Radioweb e do Sindicato dos
Jornalistas do DF.