Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 06/11/2013 às 16h48

Demsur apresenta projeto ReciclÓLEO no IF Sudeste

Alunos do Curso Técnico de Meio Ambiente do IF Sudeste e PROEJA (Programa de Educação para Jovens e Adultos) assistiram, na noite de terça-feira, 05 de outubro, no auditório da instituição, à palestra de educação ambiental onde foi apresentado o projeto "Primeira Gincana Ambiental ReciclÓLEO" idealizado por Renata Simão Soares, Coordenadora Administrativa do Demsur.

Trabalhando com saneamento na autarquia há 20 anos, Renata vem se deparando com as mais diversas situações quanto ao descarte incorreto de resíduos em vias públicas, rios, bueiros, vasos sanitários e pias de cozinha, o que a incentivou na elaboração de um projeto que promovesse uma reflexão sobre simples atitudes que prejudicam o meio ambiente, gerando assim, numa mudança de comportamento no cidadão. No caso do projeto, o óleo usado em residências ou restaurantes, e descartado de maneira errada, polui o meio ambiente, entope redes de esgoto e onera em 45% o tratamento de esgotos nas estações.

Com o slogan "Na pia nem pensar, óleo usado é para reciclar", o projeto movimentou, em seis meses, alunos de 25 escolas da rede pública e particular de ensino do município onde parte dos óleos coletados pelos alunos eram transformados em barras de sabão nas oficinas montadas nas escolas e distribuídos entre os participantes, e outra parte era doada aos catadores de materiais recicláveis. O projeto rendeu frutos, além de ensinar a receita nas escolas, promoveu a inclusão social dos catadores da ASMAM ao oferecer outra opção de geração de renda e se estendeu ao participar do Festival de Gastronomia da Serra de Pirapanema e na mobilização em comemoração ao Dia do Meio Ambiente.

O projeto "Primeira Gincana Ambiental ReciclÓLEO"  foi apresentado na abertura do Fórum Regional de Educação Ambiental – FOREA, sediado em Muriaé em 2012 e ganhou visibilidade ao ser  reconhecido nacionalmente como semifinalista dentre os 6 melhores projetos de educação ambiental inscritos na 4ª edição do Prêmio ANA, promovido pela Agência Nacional de Águas, na categoria Governo, em função da excelência do projeto.

Vale salientar aqui que nos 03 (três) meses de execução do projeto foram coletados, nas 25 escolas participantes do projeto, 5.480 litros de óleo de cozinha usado, produzidos cerca de 5500 unidades de sabão em barra para troca por óleo, e preservados 5.400.000.000 de litros de água, considerando que 01 litro de óleo contamina cerca de 1.000.000 de litros de água.

A palestra veio a contribuir com a Semana acadêmica do PROEJA, a convite do curso técnico de meio ambiente daquela instituição, já que este tem como disciplina "Desenvolvimento de projetos". A palestra foi elaborada e apresentada seguindo a estrutura de um projeto acadêmico, como as fases de objetivos, estratégias, metodologia, cronograma, dentre outros, como forma de enriquecer ao conteúdo apresentado na teoria. Uma vez que o ReciclÓLEO obteve grande sucesso nos resultados, vários participantes manifestaram interesse em conhecer melhor como se fabrica sabão, com o intuito de geração de renda, ficando marcada oficina para uma próxima visita.

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Demsur



Gazeta de Muriaé
HPMAIS