Em 31/08/2007 às 09h15
Muriaé amanheceu com uma boa notícia na quinta-feira, 30 de agosto. Na verdade, três grandes novidades, já que a Prefeitura deu início às obras do Túnel Dornelas, da Ponte da Casa de Saúde Santa Lúcia e do restauro do interior do Grand Hotel. Difícil dizer qual era a mais aguardada pela população, tamanha suas relevâncias, tanto em funcionalidade, quanto em contribuição para a reestruturação do tráfego e para o aspecto sócio-cultural do município.
Solução para o Túnel Dornelas
Para a construção do muro do Túnel do Bairro Dornelas, foi escolhida a técnica do gabião, muito utilizada em grandes rodovias. “São aqueles muros de pedra com uma tela em volta; eles seguem uma série de princípios, trabalhando por peso e contrapeso; o próprio peso dele estabiliza para que o talude pare de entrar na estrada. Também é ecologicamente o melhor muro a ser construído hoje, pois é drenante e de contenção e custa a metade do preço do muro em concreto armado”, explica o diretor da empresa Terra Concreto, Adonai Bizarro.
O prefeito José Braz, feliz por conseguir realizar mais esta obra durante sua Administração, comentou: “Esta é uma ânsia da população há mais de 20 anos e que, graças a Deus, estamos resolvendo. Estamos trabalhando com a empreiteira Terra e Concreto, que fez o levantamento e, tenho certeza, possui engenheiros capacitados que irão dar à região do Túnel Dornelas uma obra que nunca mais irá oferecer problemas”.
Para a construção, está sendo utilizada mão-de-obra local - cerca de 20 funcionários. Segundo o secretário de atividades urbanas, Sinval Ferreira, o orçamento do muro gira em torno de R$ 470 mil. “O muro de gabião é a melhor solução para este tipo de problema e a estimativa é que fique pronto no prazo de quatro meses”, disse.