Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 18/10/2013 às 10h57

Casa da Menina passa por reformulação com gestão do Instituto Otávio Augusto

Criado com o intuito de gerenciar projetos sociais, InOA será base da administração da institução

Após a notícia da ajuda do empresário Elder Abreu em ajudar a Casa da Menina a manter as atividades de assistência a crianças em situações de risco social, a instituição, com mais de 50 anos de serviços prestados às meninas de Muriaé, abriu suas portas nesta segunda-feira (21) para apresentar seu novo formato de funcionamento. Sob nova direção, a Casa da Menina será gerida pelo novo Instituto Otávio Augusto (InOA), que foi criado com o ideia de gerenciar projetos sociais e garantir oportunidades para crianças e jovens de Muriaé e região. Idealizado pelo empresário Elder Abreu, a casa irá continuar abraçando as causas sociais, e ajudará os jovens a construir um futuro melhor.

Em julho deste ano, a notícia do fechamento da casa chegou à população de Muriaé, que ficou consternada com o encerramento das atividades da instituição. Elder contou que o processo de ajustamento das atividades e que a conversa com a direção da casa e dos Vicentinos, havia começado há 90 dias. "Nós que somos de Muriaé, temos a casa como um local em que tudo funciona, quando passamos e vemos a instituição. Nestas ultimas décadas funcionou mesmo. Mas agora, com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é proibida a permanência das crianças albergadas, e precisavam de uma adequação. Os vicentinos, em todo trabalho deles, estavam se adaptando e não possuíam mais recursos para tomar conta da obra. Já tínhamos projetos na área social e vimos que podíamos ajudar. O que eles mais precisavam era o pagamento da folha salarial, naquele momento", explicou o empresário.

Com a reformulação do projeto social, que está sendo realizada em adequação a Política Nacional de Assistência ao Menor, a casa passará a ser um centro de cursos profissionalizantes, oficinas de esporte e lazer e de acompanhamento escolar e psicossocial.

"Com o formato que temos trabalhado, foi acelerada a criação do Instituto Otávio Augusto (InOA), e buscamos assim a inserção de jovens e adolescentes no mercado de trabalho.  Enxergamos essa possibilidade  na casa, voltando nossos esforços para que o projeto não acabasse", conta Elder Abreu. "Percebemos que cerca de 30 meninas de varias faixas etárias já estavam no projeto, e as assumimos. Mas nosso projeto é ir alem, e ter meninas até 18 anos para poder qualificá-las no mercado de trabalho em várias áreas, e começamos a observar a área física da casa. O projeto de parte física só vai começar em novembro. Levantamos os dados administrativos, dívidas, para poder resgatar, assumir despesas, e começar um projeto maior", complementa.        

Segundo a atual diretora da Casa da Menina, Rose Duarte, "quando chegamos, a preocupação do InOA era ter essa organização de documentação e dívida da instituição, e com um grupo multidisciplinar, estabilizar a vida emocional dessas meninas, resgatando valores para elas", contou.

 

Casa promove festa do "Dia das Crianças"

Para festejar com as meninas da instituição, o InOA realizou nesta segunda-feira uma festa de"Dia das Crianças", com apresentações culturais e distribuição de brinquedos, para as crianças atendidas pela instituição e seus irmãos. A festa contou com vários brinquedos, cantinho da leitura, pintura, e ainda com doces e salgados preparados para as crianças e familiares presentes. As meninas também se apresentarem com o hino da Casa da Menina, escrito por Lindamara Stoque, de 11 anos.

Para o pai da garota, o morador da Barra, Lindomar Stoque, a casa tem tudo para crescer com os novos serviços prestados. "Pelo que tenho visto, parece que está sendo realizado um bom trabalho. As crianças chegam em casa satisfeitas, estão sendo bem cuidadas. Estão chegando felizes. Tenho duas filhas que frequentam a casa, e uma tem problemas na vista. A casa patrocinou a consulta e o óculos dela", comentou o pai.

 

População de Muriaé tem participado e contribuído

Para a realização do Dia da Criança, a nova gestão contou com diversos apoios, como de  Elder Abreu, Bruno Cardoso de Melo, Sorvetes Araçay, Supermercado do Bazinho, Supermercado Armação, Medina Festas, Pedreira São Geraldo, Bera Confecções, Francis Cosméticos, Banco Itaú – Agência Itaperuna e Dama Bebidas, de Leopoldina.

Nas despesas e serviços, a instituição recebe apoios na como alimentação e em atendimento médico. No mês de setembro, a Casa da Menina contou com a atuação das oftalmologistas Beatriz Carvalho e Priscila Teixeira e da dermatologista Maria Raquel Veiga, e apoio da Escola São Paulo, Ormelize e Beo Filó, Hortifruti Luiza, Hortiminas – Dornelas, Instituto Federal Sudeste de Minas, Prefeitura de Muriaé, Sabor da Mata – Associação Intermunicipal dos Pequenos Agricultores Trabalhadores Rurais, Supermercado Pioneiro e Vemasa.

Curta a página da Casa da Menina no Facebook. https://www.facebook.com/casadameninamuriae

 

 

 

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS