Reunindo profissionais e estudantes da área de educação, o Congresso Municipal de Educação de Muriaé deixou o auditório do Colégio Santa Marcelina lotado nesta quarta-feira. Com palestras voltadas ao dia-a-dia escolar, o evento - promovido pela Prefeitura de Muriaé através da Secretaria Municipal de Educação - abordou o tema "Discutir saberes, despertar emoções, enfrentar desafios".
O evento foi aberto pelo prefeito Aloysio Aquino e pela secretária municipal de Educação, Cristina Navarro. "Temos nos esforçado para sempre melhorar nossas escolas, realizando reformas, adquirindo materiais de qualidade e em quantidade suficiente. No magistério, temos um nível salarial superior à maioria dos municípios do estado e do país, mas reconhecemos que os professores merecem mais. Certamente vamos chegar lá", afirmou Aloysio, sendo intensamente aplaudido pela plateia.
Após a abertura oficial e as apresentações culturais, as atividades começaram com a palestra do professor celso Antunes. Mestre em Ciências Humanas, além de especialista em Inteligência e Cognição, Antunes falou sobre como ensinar valores, estimular inteligências e discutir emoções.
No período da tarde, o congresso continuou com as palestras sobre "Motivação e Desenvolvimento", com o professor pós-graduado em Educação Profissional, José Geraldo Nogueira, e "Desafios atuais: o professor em conexão com a geração", com a mestre em Educação e especialista em Psicologia Clínica e Gestão Escolar, Simone Coutinho Sabino.