Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 23/09/2013 às 10h33

Equipe de Limpeza Urbana do Demsur visita SAAE de Viçosa

A equipe de gestão da Divisão de Limpeza Urbana do Demsur realizou quarta-feira, 18 de setembro, uma visita ao SAAE do município de Viçosa em atendimento ao convite do Prof. Dr. Marcos Alves de Magalhães, Mestre em Engenharia Agrícola na área de Concentração de Tratamento de Resíduos e Doutor em Recursos Hídricos, atualmente Assessor da Autarquia de Viçosa.

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Viçosa completou 41 anos em março de 2011. Atualmente atende a 98% da população com água tratada e a 88% com rede de esgoto e, desde janeiro de 2010, é responsável pela limpeza urbana de Viçosa. O objetivo da visita à autarquia foi conhecer os serviços de gestão de resíduos, em especial aos serviços de coleta seletiva que, assim como o Demsur, conta também com a participação de Associações de catadores neste trabalho.

Uma das diferenças notadas entre SAAE e Demsur é que em Viçosa trabalha-se com duas formas de coleta: a porta a porta e a instalação de PEV’s – Ponto de Entrega Voluntária em diversos pontos da cidade.

De acordo com Prof. Marcos, em Viçosa a coleta é realizada de porta a porta pelos servidores da autarquia e a entrega dos resíduos coletados é feita direto na usina de triagem da associação, o que difere dos resíduos coletados em Muriaé onde a coleta seletiva é feita pela ASMAM (Associação de Materiais Recicláveis de Muriaé). 

Segundo Renata Simão Soares, coordenadora do projeto do Plano de Ação da Coleta Seletiva de Muriaé, nosso município já passou pela experiência de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), porém o objetivo não foi alcançado uma vez que a população não separava os resíduos conforme deveria e este é um fator presente e um grande desafio que o SAAE vem enfrentando.

A visita foi muito proveitosa, nesta mesma semana acontecia a Feira de várias foram as orientações passadas pelo professor Dr. Marcos e segundo o diretor de Limpeza Urbana do Demsur, Sr. Ângelo de Freitas, "trocar experiências, ouvir quem sabe e conhecer sobre o assunto é um grande passo para quem busca alcançar a eficiência em seus trabalhos, onde quer que esteja."

E aproveitando o momento, durante a visita ao SAAE acontecia a 84ª "Semana do Fazendeiro" promovida pela UFV desde 1929. Atividades culturais e técnicas relevantes do evento como "Troca de Saberes, Semana da Juventude e a Mulher Rural, dentre outras aconteciam na área interna do Campus. Um dos stands chamou atenção de nossa equipe - o Projeto Reciclar da UFV presente em meio a tanto consumismo. Trocamos também experiências com o aluno daquela universidade. 

image



Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Demsur



Gazeta de Muriaé
HPMAIS