Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 13/09/2013 às 10h29

Seminário "Os passos da Coleta Seletiva" acontece neste sábado

Será realizado na manhã deste sábado, dia 14/09, no Instituto Federal de Educação, unidade da Barra, o Seminário Os passos da Coleta Seletiva de Muriaé. O público alvo dos participantes são os educadores, incluindo demais servidores da educação, das escolas Estaduais e Municipais instaladas nos bairros onde tem serviços de Coleta Seletiva. O objetivo do evento é apresentar o programa de Coleta Seletiva já existente no município, informar sobre o trabalho de reforço que está sendo feito pelo DEMSUR, já que existem deficiências na logística e na prestação dos serviços, instruir sobre a implantação da coleta seletiva nas escolas, capacitar os servidores da educação e buscar a formação de multiplicadores.

Atualmente são 18 bairros atendidos pela coleta seletiva: 2ª e 6ª: Colety, Bico Doce, Quinta das Flores, Primavera, São Gotardo, Alterosa, Porto, São Cristóvão, Santa Terezinha, Encoberta, João XXIII; 3ª e 5ª: Safira, Planalto, Cerâmica, Santo Antônio, Vale do Castelo, São Francisco, São Vicente de Paula. A iniciativa é do DEMSUR com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Regional de Ensino e Instituto Federal Sudeste de MG. O evento terá como palestrantes o Prof. Dr. Marcos Alves de Magalhães (Mestre em Engenharia Agrícola na área de concentração de Tratamento de Resíduos e Doutor em Recursos Hídricos) e Profª. Dra. Adriana Barbosa Sales de Magalhães (Pós-doutoranda em Saneamento Ambiental, Mestre e Doutora em Botânica), ambos de Viçosa – MG.    

Saiba mais:

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabelece a extinção dos lixões até 2014 e Muriaé está atendendo à legislação. Uma das condicionantes para o perfeito funcionamento do Aterro Sanitário, cujo objetivo é receber apenas lixo, é que o resíduo após ser coletado na cidade passe por 3 tipos de tratamento: Incineração, Compostagem e Coleta Seletiva. Em Muriaé foi adotado o tratamento da Coleta Seletiva e 18 bairros já são atendidos, seguindo um cronograma da FEAM para implantação em todo o município. O método adotado pelo município é a Coleta porta a porta, com a utilização de caminhão do DEMSUR, e a forma de separação é a Binária, ou seja, separação do resíduo seco do úmido.  

Algumas deficiências estão sendo verificadas nos serviços já prestados, tanto por parte do DEMSUR, quanto por parte dos Catadores de materiais recicláveis, e antes de estender a outros bairros é importante a adoção de medidas corretivas. Em função disto foi traçado pela equipe de gestão da Divisão de Limpeza Urbana do DEMSUR um Plano de Ação de reforço da coleta seletiva e desde junho/13 mudanças estão ocorrendo.

Um dos principais instrumentos da PNRS é a Educação Ambiental e um dos objetivos da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) é incentivar a participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, como um valor de exercício de cidadania.

Uma das metas do Plano de Ação é melhorar a divulgação do programa, buscar parcerias e oferecer treinamento e capacitação àqueles que consideramos ser os multiplicadores deste projeto. Inicialmente a capacitação será oferecida aos educadores das escolas instaladas nos bairros onde tem coleta seletiva e posteriormente a capacitação atenderá aos voluntários que farão a abordagem em aproximadamente 15.000 residências do município de Muriaé.



  




Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Assessoria de Imprensa - Demsur



Gazeta de Muriaé
HPMAIS