Em 26/08/2013 às 14h03
O centenário da Escola São Paulo, de Muriaé (Zona da Mata), será celebrado neste dia 26 de agosto, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Reunião Especial de Plenário às 20 horas. O requerimento é do deputado Dr. Wilson Batista (PSD), que justifica a homenagem ressaltando "a relevância desta instituição de ensino para a educação mineira".
Segundo a justificativa parlamentar, a Escola São Paulo "é um dos mais importantes educandários de Minas Gerais, tendo, entre seus ex-alunos, figuras de destaque nas artes, nos negócios, nas profissões liberais e na política", algumas com projeção nacional, como o ex-vice-presidente da República José Alencar.
Fundada por Mário de Ururahy Macedo, dentista formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1909 e bacharel em Ciências Físicas e Matemáticas pela Escola Livre de Engenharia do Rio de Janeiro, a escola recebeu, a princípio, o nome de Atheneu São Paulo. Em cem anos de existência, já formou milhares de alunos e "tem contribuído de forma decisiva para o desenvolvimento da educação em Minas Gerais, especialmente na região da Zona da Mata", observa o autor do requerimento.
Inicialmente a instituição oferecia dois cursos, o Primário e o Fundamental, acrescentando-se a esses o de Educação Física, Cívica e Religiosa. Em 1920, a escola já administrava, também, os cursos Ginasial, Comercial, de Línguas (Inglês e Francês), Datilografia e Estenografia. Funcionava ainda no Atheneu a Escola de Instrução Militar, que preparava os reservistas para o Exército Nacional. Além disso, atividades como música e teatro marcaram a trajetória da instituição, ao lado do jornal estudantil "O Atheneu" e das ações do Grêmio Lítero-Esportivo José de Alencar.