Em 15/08/2013 às 16h49
Popularmente conhecida como "Praça do Trabalhador", a Praça Prefeito Paulo Carvalho começou a ser reformada pela Prefeitura de Muriaé. Com as obras, o local deverá ganhar mais espaço destinado às atividades de lazer, além de reforço na infraestrutura relacionada à segurança.
A ideia de revitalizar a praça partiu do prefeito Aloysio Aquino, em fevereiro deste ano. "Na ocasião, tivemos que retirar as mesas e bancos de cimento que havia no local, em cumprimento a um ofício enviado pelo Ministério Público após representação da Polícia Militar", relembra. "Alguns dias depois, pedi à Secretaria Municipal de Obras Públicas e Urbanismo que realizasse um novo projeto para a praça, tornando-a mais moderna, segura e adequada para a população", informa.
As obras começaram pelo fechamento da base da Estátua do Trabalhador, que receberá ainda revestimento externo. O local terá ainda novos bancos e canteiros, além de um novo projeto paisagístico e de iluminação. "As lâmpadas dos postes ficarão abaixo das copas das árvores, tornando o ambiente mais claro e seguro", afirma a secretária de obras, Miriam Facchini. Já as mesas de jogos também deverão retornar ao local, agora com outra concepção. "Elas terão localização mais integrada à praça", explica a secretária.
Outra mudança será em relação ao espaço público como um todo. O projeto prevê o deslocamento de um quiosque e da banca de jornais, além da mudança do ponto dos taxistas e carroceiros que atuam no local. De acordo com Miriam, a ideia é dar visibilidade à praça.
As intervenções estão sendo realizadas pela Mansur Construtora, a partir de um saldo remanescente de R$133.335,43 da construção do ginásio existente na praça. O recurso foi solicitado à Secretaria de Estado de Governo, com o objetivo de revitalizar a área pública ao redor da obra, que será inaugurada em breve. A previsão é de que a reforma da Praça do Trabalhador seja concluída em aproximadamente três meses.