Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 24/08/2007 às 12h50

PSFs visitam a bairros atingidos pelas enchentes

  Desde o primeiro instante em que Muriaé teve contato com as enchentes de 2007, a Secretaria de Saúde mostrou-se apta a enfrentar mais esse problema, graças à competência de seus profissionais, ao apoio da Secretaria de Estado, ao Corpo de Bombeiros e à ajuda humanitária da sociedade civil.

  A princípio, os moradores das áreas atingidas receberam panfletos educativos, que orientavam quanto aos perigos de doenças e à necessidade de vacinação. “Foram vacinadas oito mil pessoas e o atendimento continuou nos postos, pois muitas doenças têm aparecimento tardio, como a hepatite”, explicou o secretário de saúde, Dr. Marcos Guarino.

  Para reforçar a campanha efetivada durante as cheias, a Secretaria iniciou, no mês de julho, um trabalho de acompanhamento dos bairros mais afetados, em uma “busca-ativa” de doenças de aparecimento tardio. Através de visitas domiciliares, entrevistas e exames, os voluntários dos PSFs procuram diagnosticar algum caso de hepatite ou leptospirose.

  O acompanhamento começou pelos bairros Santana I e II, José Cirilo e Franco Suiço. Já no último sábado (18), 24 residências do Dornelas, Napoleão I e II receberam visitas de 28 membros de PSFs. Infelizmente, três casos de doenças tardias foram identificados, mas a tempo de serem tratados. “Será feita a coleta de sangue e iremos monitorar toda a região, inclusive os familiares, principalmente no caso de hepatite. O importante é cortar essas doenças o mais rápido possível”, disse Guarino.

  A visita de reforço aos moradores de bairros atingidos pelas enchentes demonstra o real compromisso do PSF de prevenir as doenças, através de campanhas educativas e monitoramento da comunidade. No trabalho do último sábado, estiveram envolvidos os postos do São Cristóvão, Porto, Gaspar, Cardoso de Melo, Santana, Safira, Dornelas, São Pedro, São José, Primavera, Itamuri e Vermelho.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS