Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 14/08/2013 às 16h39

Muriaé é o 4º município em MG que oferece o maior número de matrículas do Pronatec

A Diretora Adjunta de Inclusão Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Margarida Munguba Cardoso, esteve em Muriaé na segunda-feira (12/08), e destacou a participação da cidade no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Segundo ela, Minas Gerais é o segundo Estado em números de matrículas, no total, já realizou 37.105. E, Muriaé, é o quarto município mineiro, já fez de janeiro a julho deste ano, cerca de 1.000 matrículas e ofertou mais de 30 cursos. A cidade ficou atrás apenas de grandes centros, como: Belo Horizonte, Juiz de Fora e Teófilo Otoni.

Aproximadamente 60% dos alunos que concluíram os cursos do Pronatec em Muriaé estão contratados para atuar no mercado de trabalho.

O Pronatec Brasil Sem Miséria oferece cursos de formação inicial continuada e de qualificação profissional a pessoas com idades entre 15 a 59 anos, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, em especial as beneficiárias do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O público prioritário são os estudantes que tenham cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral, os trabalhadores, jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e pessoas com deficiência.

Os cursos são custeados pelo Governo Federal junto aos parceiros, como: o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF-Sudeste).

image

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Gazeta de Muriáe



Gazeta de Muriaé
HPMAIS