Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 13/08/2013 às 14h27

Muriaé é referência no Estado em cursos profissionalizantes

Muriaé alcançou destaque nacional na execução do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), oferecendo, só em 2013, mais de 30 cursos em diversas áreas e recebendo mais de 1.100 matrículas. Assim, na condição de quarto município mineiro na realização do programa, a cidade foi escolhida para sediar, na última segunda-feira (12), o Seminário Regional de Inclusão Produtiva, que aconteceu no Teatro Zaccaria Marques, das 8h ás 17h.

 Primeira palestrante do dia, a diretora adjunta de Inclusão Produtiva do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Margarida Munguba Cardoso, falou sobre o tema "Importância da Capacitação Profissional para a Inclusão Produtiva". De acordo com ela, é responsabilidade de cada município, através da busca ativa, encontrar as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade. "É preciso que as assistências sociais municipais encontrem estas pessoas e as incluam no plano", frisa.

A busca ativa citada pela representante do MDS é realizada através das equipes profissionais atuantes nos Cras e Creas existentes no município, conforme explica a secretária de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Muriaé, Cláudia Sigiliano. "Estas instituições são as portas de entrada para a parcela da população que vive em situação de vulnerabilidade social", destaca.

Além da Prefeitura de Muriaé e do MDS, o seminário recebeu ainda representantes de dezenas de municípios da região, como Cataguases, Tombos, Alto Caparaó, Pedra Dourada, Itamaraty de Minas e Miradouro, entre outros, além de instituições como a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), o Senai, Sebrae e Senac de Minas Gerais, IF Sudeste, a Caixa Econômica Federal e o Grupo de Extensão Rural da Universidade Federal de Viçosa.

 

 Sobre o Pronatec

Desenvolvido pelo Governo Federal, através do programa Brasil Sem Miséria, o Pronatec conta com uma extensa grade de cursos profissionalizantes – eletricista, costureiro, auxiliar administrativo e cuidador infantil, entre diversas outras opções. A realização acontece em parceria com as prefeituras, que promovem o acesso da população de baixa renda de cada município à capacitação.

Em Muriaé, o Pronatec é coordenado pela assistente social Elaine Moco, integrante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. De acordo com ela, as parcerias com a Sedese, o Senai e o Senac, além da seleção de cursos profissionalizantes condizentes com a realidade e as necessidades da região são fatores fundamentais para o sucesso do programa na cidade. "Mais de 60% das pessoas que formamos já foram direcionadas para o mercado de trabalho", ressalta.

 

Para a diretora regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Ana Maria Reis, os investimentos em capacitação profissional são cada vez mais necessários. "Só assim as oportunidades de trabalho e emprego, que surgem diariamente em virtude do crescimento econômico, poderão ser plenamente aproveitadas pela população", analisa.



Gazeta de Muriaé
HPMAIS