Depois de uma longa empreitada, que iniciou-se há quase três anos, o IBEFLOR — Instituto Brasileiro de Essências Florais, empresa produtora dos Florais da Mata Atlântica, sediada em Muriaé, Zona da Mata de Minas Gerais, fabricará, no Brasil, os Florais de Bach. A produção será feita a partir das tinturas-mães originais das plantas estudadas pelo Dr. Edward Bach, importadas diretamente da Inglaterra, sob licença da empresa produtora — Dr. Bach Flower Remedies Ltd., sediada em Londres, no Reino Unido.
No Brasil e no mundo, no segmento de essências florais, os Florais de Bach são líderes de mercado. Entretanto, todas as marcas de Florais de Bach disponíveis no Brasil, atualmente, são produzidas na Inglaterra e importadas, o que eleva, consideravelmente, o custo desses produtos para os consumidores brasileiros. Um frasco de 10 ml, de solução-estoque, custa, em média, R$50,00 (cinquenta reais). Os grandes vilões do alto custo do produto no Brasil são os elevados impostos de importação e o caríssimo frete da Europa para cá, acrescidos dos custos de comercialização no mercado interno e outros impostos adicionais. Na Inglaterra, país de origem das essências florais, o mesmo frasco custa, para o consumidor final, aproximadamente £7,00 (sete libras esterlinas), o equivalente a R$25,00 (vinte e cinco reais).
— Com a fabricação das soluções-estoque (concentradas), aqui no Brasil, o custo do produto cairá consideravelmente. E a qualidade será, indiscutivelmente, a melhor possível, pois as soluções-estoque serão preparadas a partir das mesmas tinturas-mães originais inglesas, elaboradas artesanalmente com brandy orgânico, seguindo, rigorosamente, os métodos originais e a filosofia do Dr. Bach —, afirma Marcelo Crespo, farmacêutico-bioquímico, Diretor-Técnico do IBEFLOR — Instituto Brasileiro de Essências Florais.
O IBEFLOR — Instituto Brasileiro de Essências Florais é, portanto, a primeira empresa produtora dos legítimos Florais de Bach no Brasil e, também, a primeira fora da Europa. O início da produção no Brasil trará benefícios, sem precedentes, para o consumidor e para os terapeutas florais brasileiros que, há décadas, utilizam os Florais de Bach. Depois de estar vinculada, por 3 anos, à Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, da Universidade Federal de Viçosa, a empresa IBEFLOR segue sua trajetória de sucesso, agora num mercado muito mais amplo.
O lançamento oficial dos Florais de Bach produzidos no Brasil, pelo IBEFLOR, foi no Rio de Janeiro, no último 2 de agosto, na sede da RIOFLOR — Associação de Terapeutas Florais do Estado do Rio de Janeiro.