Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 25/07/2013 às 14h02

Trabalho Socioambiental do Aterro Sanitário é apresentado no bairro Aeroporto

Com o objetivo de promover ações de melhoria na qualidade de vida através da participação e integração das comunidades a serem beneficiadas com o Aterro Sanitário,  o Trabalho Técnico do DEMSUR tem levado até a população informações e ações de mobilização que permitam o reconhecimento da importância da obra e o impacto na qualidade de vida, como também mostrar sua responsabilidade para com o empreendimento.

Para que essa melhoria aconteça de fato, há de se trabalhar os quatro componentes do saneamento básico, que é um direito de todos. Mas como trabalhar esta questão sem a participação da população? Nesta semana, quarta-feira, 24 de julho a comunidade do Aeroporto se reuniu no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para assistirem à palestra ministrada por Elisângela Maria Fagundes, Operadora de Estação do DEMSUR. Os Quatro Pilares do Saneamento Básico: Água, Esgoto, Drenagem Pluvial e Resíduo Sólidos, foi tema da reunião e enfatizou sobre a necessidade dos quatro pilares serem trabalhados em harmonia com a população, sem a participação e conscientização da população não será possível alcançar a universalização do saneamento, assinala Elisângela.

Uma das questões apresentadas foi sobre o lixo que diariamente produzimos. Sabe-se que o lixo, no lugar errado, é o maior causador de entupimento de redes, principalmente as de esgoto e drenagem pluvial. A palestra levou-os a pensar e reconhecer que cada um pode ajudar com pequenas atitudes tais como:

1 – Jogue o lixo no lixo;

 2 – Não jogue óleo de cozinha na pia – reaproveite-o;

 3 – Respeite os dias e horário da coleta e proteja seu lixo;

 4 – Separe seu lixo. Mesmo que em seu bairro não tenha a coleta seletiva você pode separar seu lixo, doá-lo ou enviar para a coleta do DEMSUR, agindo assim você já estará contribuindo e muito com o meio ambiente. Os resíduos quando coletados, são enviados e separados na Usina de Triagem da ASMAM pelos catadores. Quando você já envia separado, você já ajuda os catadores, pois o "lixo" já vai limpo; os catadores somente realizam sua separação de acordo com suas características.

De acordo com Adriana Medeiros de Rezende, Assistente Social do DEMSUR, o próximo TTSA acontecerá no mês de agosto no bairro Santana e distrito de Vermelho.

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Assessoria de Imprensa - Demsur



Gazeta de Muriaé
HPMAIS