Em 20/07/2013 às 12h30
Godam reúne produtores para palestras sobre pecuária leiteira
A Godam, empresa de produtos lácteos de nossa região, realizou, nesta segunda-feira (15/07), o l Encontro da Pecuária Leiteira, com o tema "O futuro do leite no Brasil", no Parque de Exposições de Patrocínio do Muriaé. O objetivo do evento foi o de levar e divulgar informações ao homem do campo sobre os cuidados necessários à produção leiteira na região. Foram realizadas palestras voltadas para o Programa "Balde Cheio" e experiências e ideias foram divulgadas na ajuda a melhor sustentabilidade da pequena propriedade.
O Programa Balde Cheio foi desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sudestes e seu principal objetivo é capacitar profissionais de extensão rural e produtores, promover a troca de informações sobre as tecnologias aplicadas regionalmente e monitorar os impactos ambientais, econômicos e sociais, nos sistemas de produção que adotam as tecnologias propostas.
Uma das queixas do setor leiteiro é o fato de os produtores rurais não aplicarem as técnicas e os avanços estudados e alcançados nos institutos de ensino e de pesquisa, o que dificulta a evolução da atividade leiteira. Assim, o objetivo de eventos como este é o de promover o desenvolvimento da pecuária leiteira, mediante o processo de transferência de muitas dessas tecnologias já disponíveis para os produtores de leite.
Para o diretor da Godam, Goldstein Agostini Da Matta, o encontro tem o objetivo de promover o aumento da produtividade leiteira e, consequentemente, aumentar a oferta do produto. "Essa palestra foi trazida através de um projeto piloto em Itamuri, em uma de nossas fazendas, que já está com alta produtividade. Então resolvemos trazer para os produtores de Patrocínio. O volume do que é produzido aumenta automaticamente a renda do produtor e dá sustentação, mantendo-o nas fazendas e diminuindo o êxodo rural", explica. Ele destaca que este foi o primeiro de muitos eventos que virão e que já tem um cronograma para este ano e o ano que vem, com palestras técnicas e informativas.
Informação é essencial ao homem do campo
Para falar sobre a sustentabilidade da pequena propriedade e da correta aplicação de recursos de financiamento e de assistência técnica de qualidade, o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Artur Chinelato de Camargo, esteve ao evento e incentivou a busca de informações técnicas pelo produtor rural. "O que nós quisemos trazer foi uma mensagem de esperança e otimismo, mostrando aos produtores que, independente da situação financeira, do tamanho da propriedade e capacidade de investimento, o que importa é a vontade de mudar, de tomar seu próprio destino nas mãos, para não se conformar", incentivou.
Ele comparou a falta de conhecimento no trato rural como uma doença que tem cura, mas que deve ser procurada: "O proprietário tem que se conscientizar que a propriedade está ‘doente’ e que esta ‘doença’ pode matar essa propriedade. Nunca vi médico procurar o doente, e sim o contrário. Falo aos produtores para procurarem ajuda, deixar o orgulho de lado e procurar os técnicos, como os da Emater-MG, e lhes todo o apoio necessário, de forma gratuita. Basta o produtor querer, acordar antes que seja tarde demais!", alertou o pesquisador.
Artur destacou também o trabalho que instituição desenvolve na região: "O trabalho aqui em Patrocínio e região é muito bom. Quando se tem um apoio decisivo junto ao produtor de leite, nosso trabalho é facilitado na hora de treinar técnicos e chamar mais produtores para que transformem suas propriedades em lugares rentáveis e lucrativos, como as que mostramos na região de Minas, norte do Rio e sul do Espírito Santo", contou.
Goldstein, diretor da Godam, aproveitou para agradecer aos parceiros e a todos que participaram do evento: "Agradeço ao Banco do Brasil, a Consultec, a Prefeitura de Patrocínio do Muriaé, a Emater, aos colaboradores da Godam, produtores e a todos que participaram".