Em 12/07/2013 às 11h12
Colégio Equipe realiza sua 11ª festa junina
O Colégio Equipe de Muriaé, reuniu alunos, colaboradores, familiares e amigos, ensaiou a quadrilha, enfeitou o arraiá e acendeu a fogueira para realizar a sua tradicional festa junina. Foram realizadas duas festas, uma para os alunos do 1º ao 7º ano do ensino fundamental, realizado na noite do dia 28/06, no Centro de Eventos do Sindicato Rural, no interior do Parque de Exposições de Muriaé, e, no dia 5 de julho (sábado), a festa foi para os alunos do 8º, 3º ano, no Sítio do Adelmo.
Além dos já tradicionais doces, comidas, bebidas, decoração e o tradicional forró, típicos de uma verdadeira festa junina, em ambas as festas os alunos puderam se divertir e confraternizar no embalo da tão esperada quadrilha e, após as apresentações, a animação continuou: para os alunos do ensino fundamental, a sonorização ficou por conta do Dj. Passarinho, já na festa dos alunos do ensino médio, a Banda Capim Canela embalou a noite com sucessos do sertanejo universitário e um delicioso forró pé de serra.
Para a coordenadora do Colégio Equipe, Adriana Conceição Rodrigues, este tipo de evento vai além da simples confraternização entre alunos: "A integração é muito grande, não só entre os alunos e professores, mas também com a família, que participa do evento. Este momento de interação faz com que as crianças fiquem mais sociáveis, mais amigas e companheiras. Então é um momento de muita descontração e muita felicidade. Cada criança nessa idade tem sua beleza e apresentam uma pureza de alma muito grande", elogia.
Ela valorizou também o trabalho da instituição, que busca não somente a educação em si, mas também a satisfação de seus alunos. "Agradeço ao Magno e à equipe que trabalho, todos eles participam muito. A escola boa é aquela onde o aluno é feliz, e aqui temos muitos alunos assim", disse a coordenadora.
Tradição
O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região, traduzindo nas tradicionais festas juninas, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre nos dias 23 e 24, o dia de São João. Durante os festejos acontecem quadrilhas, forrós, leilões, bingos e casamentos caipiras. Mas nada impede que as pessoas estendam as comemorações ao mês de julho, realizando então as ‘festas julhinhas’.
A tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares e correspondem a diversos feriados municipais: Santo Antônio, em Lisboa; São Pedro, no Seixal; São João, no Porto, em Braga e em Almada.