Em 11/07/2013 às 19h18
Uma "Avaliação Diagnóstica" única foi realizada, pela primeira vez, em Muriaé nas escolas municipais, para avaliar o nível do aprendizado dos alunos de 1º ao 5º ano da rede pública de ensino, analisando cada estudante em particular – assimilação do aprendizado e dificuldades. A aplicação foi feita pela Secretaria Municipal de Educação, hoje, quinta-feira, nos turnos matutinos e vespertinos e, os resultados sairão em agosto, quando a Prefeitura deverá buscar a implantação de estratégias de intervenção pedagógica para dinamizar o processo de aprendizagem.
Segundo informações da secretária de Educação, Cristina Navarro, os alunos apresentam ritmos, vivências e saberes muito diferentes, e, por isto, têm direito a uma educação voltada para todos e para cada um: "Hoje, o município tem a premissa de planejar, executar e avaliar o aluno em particular e a turma como um todo", enfatiza ela, dizendo que têm como finalidade ampliar o conhecimento sobre cada aluno que está nas escolas públicas de Muriaé.
A "Avaliação Diagnóstica" irá investigar quais as concepções de avaliação que estão presentes hoje no cotidiano escolar, o papel da avaliação no dia a dia de uma escola do ensino fundamental, os diferentes entendimentos sobre a temática na visão dos variados autores e, também, buscará compreender o que os professores, alunos e a equipe pedagógica pensa sobre a avaliação da aprendizagem.
As provas vão avaliar os conhecimentos sobre a linguagem (escrita, leitura, imagem e oralidade), saberes do pensamento matemático (bases da lógica, espaço e forma, resolução de problemas, medidas, grandezas, tabelas e gráficos). Elas proporcionarão um prognóstico do aluno e apresentarão, claramente, onde deverão ser feitas as intervenções para a melhoria do ensino.