Em 11/07/2013 às 18h56
Para divulgar o balanço do 1º semestre das atividades do novo comando no 47º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Muriaé, convocou a imprensa na manhã de quinta-feira para apresentar a queda em índices de ocorrências policias. O comandante do Batalhão, tenente coronel Nazário, que recebeu o efetivo da PM desde o início de fevereiro, apresentou as estatísticas referentes aos 18 municípios da área de atuação, e especificamente em Muriaé.
Em comparação com o primeiro semestre de 2012, o total de registros diminuiu em praticamente todo o tipo de ocorrência. Destaque para a queda de 12% nos crimes violentos da região, e em 14% somente em Muriaé. Outro número que chamou atenção foi o de apreensão de armas de fogo. Em 2013, 207 armas foram apreendidas, um aumento de 41% em relação ao ano passado. O número de homicídios se manteve, mas há três meses não há registros.
O comandante Nazário enumerou as ações desenvolvidas pela PM na área do 47º Batalhão. "Do ponto de vista operacional, iniciamos uma série de ações. Começamos com a operação "Gideão", que é o emprego do efetivo da administração em apoio à atividade de policiamento ostensivo e repressão a criminalidade, reativamos a patrulha de prevenção à violência domestica que faz um trabalho de monitoramento e acompanhamento, que em muitos casos, se não forem tratados, evoluem para casos mais graves. Também foi reativado o trabalho de prevenção a homicídios, com patrulha a pessoas envolvidas com crimes que podem gerar homicídios. Essa estratégia tem sido favorável a redução dos números. Mas destaco a importância da questão motivacional. Fizemos algumas mudanças na Companhia de Muriaé, junto ao capitão Sandro, que vem fazendo um grande trabalho", explicou.
Ele destacou também em sua fala a importância da troca de informações e da união de todas as instituições voltadas a segurança pública. "A integração com outros órgãos de defesa do sistema social, de outros estados, inclusive, tem ajudado muito. Vamos fazer outra operação ‘Divisa Integrada’ com a participação da PM do Rio de Janeiro, Policia Rodoviária Federal, Polícia Civil. Estamos somando esforços com vários órgãos para que Muriaé e as outras cidades tenham um ambiente seguro e que todos possam conviver pacificamente", disse.
Nazário também agradeceu a parceria firmada com a sociedade, nos projetos "Rede de Vizinhos Protegidos" e "Rede de Comerciantes Protegidos". "O apoio integral da sociedade faz parte desse sucesso, por meio de denúncias, ligações para o 190, mesmo quando o crime não é evitado, a resposta é imediata, vigorosa e satisfatória pela PM. A participação da sociedade tem sido muito importante nesse caminho", declarou.