Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 11/07/2013 às 15h41

IX Conferência Municipal de Assistência Social discute o sistema "Suas"

A Prefeitura Muriaé, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizaram na quarta-feira (10/07), a IX Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema central: "A Gestão e o Financiamento na Efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)". O evento aconteceu nas dependências do Teatro Zaccaria Marques, de 8h às 17 h.

Antes de dar início aos trabalhos foi composta a mesa de honra pelo prefeito Aloysio Aquino; a secretária de Desenvolvimento Social, Cláudia Aquino Sigiliano; a diretora regional da Sedese de Muriaé, Ana Maria Silveira Reis; e a presidente de Conselho Municipal de Assistência Social, Elisangela Millard Camerino.

Durante os pronunciamentos, o prefeito Aloysio Aquino, enfatizou sobre a sua satisfação em participar da solenidade de abertura da IX Conferência Municipal de Assistência Social. "Acho muito importante o envolvimento e a união da sociedade e dos conselhos, em participar e contribuir com propostas relativas à Gestão e Financiamento na Efetivação do SUAS. Essas demandas que surgirão aqui serão essenciais para o aprimoramento dos setores sociais", salientou o prefeito, encerrando o seu discurso desejando a todos um produtivo dia de trabalho.

Já a secretária de Desenvolvimento Social, Cláudia Aquino Sigiliano, disse que esse é um espaço que reúne atores institucionais, governamentais, civis e sociais que participam da defesa dos direitos de universalização da cidadania. Ressaltou ainda que esse é um momento de discussão coletiva sobre os destinos da assistência social, com o olhar ampliado para o fortalecimento da rede de proteção e promoção social na nossa cidade. "A Secretaria de Desenvolvimento Social de Muriaé reconhece esta Conferência como um instrumento fundamental do processo da democracia, como um fortalecimento da participação popular e controle social, e ainda como um momento de aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social. Por isso, durante este dia de trabalho, lembrem-se da importância social que estaremos realizando, pois temos a fundamental tarefa de cumprir nesta IX Conferência Municipal de Assistência Social, a avaliação de metas e ações diretamente voltadas para o aprimoramento de uma política da qual depende a melhoria da qualidade de vida da sociedade", concluiu Cláudia Sigiliano.

A diretora regional da Sedese de Muriaé, Ana Maria Silveira Reis, fez um pronunciamento voltado para uma maior participação do público: "Diante desta plateia que é formada por atores desta política a gente vê muito bem o que avançou no município e o que ainda precisa melhorar. O que avançou? Em número e qualidade de trabalhadores. E, o que precisa avançar? Na participação dos usuários. Então, isso talvez seja o maior desafio. Pois, se a Conferência que é um espaço de controle social, um momento de construir esta gestão, o próprio usuário desta política deve-se fazer presente. Cabe aí uma reflexão de todos nós. Deixo aqui esta proposta de mudança de rumos para esta política municipal, pois temos competência, profissionais suficientes e temos gestão para isto".

Segundo a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Elisangela Millard Camerino, a IX Conferência Municipal de Assistência Social é um momento para a reflexão da prática, do diálogo com a cidadania e a sociedade. "Diálogo este que tem como objetivo o planejamento da política de assistência social, política esta que venha a responder aos verdadeiros interesses sociais", afirmou.

Logo após os discursos, teve uma palestra temática, ministrada pela secretária executiva do Conselho Municipal de Assistência Social, Grasiele Santos Fortini. Depois, iniciaram os debates e, em seguida, os trabalhos em grupos para discutir sobre os seguintes eixos de sustentação do tema central: "O cofinanciamento obrigatório da assistência social", "A gestão do SUAS: vigilância socioassistencial e processos de planejamento", "A gestão do trabalho e regionalização" e "A gestão dos serviços, programas, projetos e benefícios". Para cada tema houve um coordenador e um relator escolhido pelo grupo. Assim, foram traçadas as metas relativas aos eixos e as deliberações referentes.

Ao final da IX Conferência Municipal de Assistência Social, houve uma apresentação cultural do Coral Vozes do Joanópolis e São Joaquim e das crianças integrantes do Pró-Criança do bairro Aeroporto. Foi realizada também a eleição dos delegados para etapa da Conferência Estadual, que acontecerá no mês de outubro. Irão participar: representando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Grasiele Santos Fortini; representando a Casa Acolhedora, Tamara de Paula Almeida; representando o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Comunidade Terapêutica Fazenda Vida Nova (COMVIDA), Raquel Martins Pedrosa; e a usuária da política de assistência social, Lúcia Silvana dos Santos.

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS