Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 14/06/2013 às 10h47

Gastronomia na Serra movimenta turismo em Pirapanema

image


 Gastronomia na Serra movimenta turismo em Pirapanema

 A terceira edição do ‘Gastronomia na Serra de Pirapanema’, evento realizado pela Prefeitura Municipal de Muriaé, Fundarte, Secretarias Municipais de Turismo e Esporte, Energisa e através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo de Minas, mais uma vez foi um sucesso.

O público presente pode se deliciar com as várias opções de bares e restaurantes que ofereceram o melhor da culinária mineira, além de oficinas gratuitas de gastronomia com chefes renomados, eventos esportivos, shows variados que iam do jazz, passando pelo blues e MPB e com uma pitada de pop rock.

O evento vem atraindo grande público desde sua primeira edição e levou muriaeenses e visitantes a conhecer o simpático distrito de Pirapanema, que com seu clima ameno de serra e acolhimento, recebeu com excelência a todos que foram buscar diversão e entretenimento na região.

A superintendente da Fundação de Cultura e Artes (Fundarte), Gilca Napier, ressaltou a importância do evento e lembrou que escolha do local para dar início à realização do festival foi fruto de muito trabalho. "Nós fizemos uma pesquisa muito grande antes de começarmos a investir no festival, porque optamos por um distrito que não tinha esses eventos. Precisávamos de um lugar com clima ameno e povo acolhedor e aqui temos essas características, que são de uma típica cidade de Minas Gerais", explica. "Com o trabalho de turismólogos, em 2010 iniciamos este projeto através do apoio da Energisa, do então prefeito José Braz, do deputado Bráulio Braz, que ajudou trazendo verbas e apoio do Governo e hoje contamos também a atual administração, que dá total apoio ao festival, que tem um diferencial: de não ser apenas de gastronomia, mas também de Cultura, pois incentiva a produção local, que agrega ao valor dos ingredientes utilizados na gastronomia de Minas", contou Gilca.

O vice-prefeito de Muriaé, João Ciribelli, destacou a importância de se investir em turismo, principalmente em locais de beleza ímpar, como nas serras de Muriaé. "O festival tem uma grande importância, uma vez que vem para fomentar a parte turística, a cultura gastronômica e a divulgação das belezas de nossa cidade. Recordo-me que há 20 anos, quando comecei na vida pública, vinha aqui na região da serra e só tinha estrada de chão, poucas pessoas conheciam e, quando conheciam se encantavam com a beleza do lugar. A região da serra é muito rica e suas belezas precisam ser divulgadas não só aos muriaeenses. O turismo estimula a economia, em países como a França grande parte do PIB vem dele. Logo, a importância do festival é de investir no turismo e no desenvolvimento da cultura gastronômica, para que todos possam conhecer e usufruir da beleza do local", explica.

O deputado Bráulio Braz, que também esteve presente ao evento, constatou as melhorias ocorridas desde a primeira edição, tanto em relação à divulgação como na importância de se realizar o ‘Festival Gastronomia na Serra’. Segundo ele "o festival é uma vitória do povo muriaeense, pois o investimento na cultura e no turismo é muito importante, pois traz riqueza e progresso. O atual governo está de parabéns por manter essa nova tradição que já é de sucesso. Vemos que as pessoas estão procurando vir para cá e estão participando. É um evento que surtiu grande efeito em Muriaé e região", festejou o deputado.

O prefeito de Muriaé, Aloysio Aquino, também demonstrou estar satisfeito com os resultados do evento: "O festival gastronômico está superando a cada edição, gerando mais movimento. Isso é importante para o distrito, porque aumenta a renda da população e também melhora o âmbito cultural. Não só a Fundarte e Secretaria de Turismo, mas também outras secretarias, como o Demsur, participaram bastante, sem contar os patrocinadores, que foram muito importantes para a realização do festival".

A programação também vem se diversificando a cada edição, trazendo oficinas de gastronomia, inclusive para as crianças, roda de leitura, cinema na praça e exposições de artesanato local, com a feira "Mãos que Criam".

No esporte também teve novidades, além do já tradicional ‘Open de Parapente’ que, segundo a organização, contou com aproximadamente cem inscrições, neste ano foi realizado o 1º passeio ciclístico na serra, com a participação de ciclistas de Muriaé e da região.

Os participantes do evento ainda puderam assistir a shows variados, degustação de queijos, vinhos, comidas típicas, atividades turísticas e incentivou à cultura local, através da realização de oficinas de artesanato e gastronomia variadas.

 

 

 

 


Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS