Em 13/06/2013 às 14h01
Entidades do governo municipal, a Secretaria de Saúde, junto da população se mobilizaram na manhã desta quarta-feira, dia 12, para sensibilizar as pessoas no "Dia de Combate ao Trabalho Infantil", atitude que atinge 10,5 milhões de crianças em todo mundo. No município a comemoração teve início com uma passeata e uma grande mobilização na Praça Pacheco de Medeiros com o slogan "Tem Criança que Nunca pode Ser Criança".
Este ano a campanha é focada na prevenção e no combate ao trabalho doméstico. "Nosso objetivo é conscientizar a população de que a criança tem que brincar, estudar e se divertir e não ser inserida precocemente no mercado de trabalho, porque isso irá acarretar vários problemas em seu futuro. É comprovado cientificamente que crianças que trabalham terão vários problemas profissionais na vida adulta", ressaltou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Cláudia Sigiliano.
Além da mobilização pelas ruas da cidade atividades culturais também foram realizadas nos projetos sociais desenvolvimentos pela Secretaria, como os Pró-Crianças, o AABB Comunidade, o PRONATEC, entre outros.
Minas Gerais
O Estado tem, de acordo com os dados divulgados pelo último
censo nacional, o maior número absoluto de crianças e adolescentes entre 10 e
17 anos em situação de trabalho infantil doméstico no Brasil. São quase 35 mil
jovens, 94% deles do sexo feminino, que trabalham em troca apenas de um teto
para abrigá-los ou de remuneração em geral menor que um salário mínimo.