Em 04/06/2013 às 10h00
Em comemoração a Semana do Meio Ambiente a ONG Pacto Ambiental, a Secretaria do Meio Ambiente de Muriaé, a Fundarte (Fundação de Arte de Muriaé) e o Demsur (Departamento Municipal de Saneamento Urbano) irão trabalhar um conjunto de medidas no Festival de Gastronomia na Serra que acontece em Pirapanema do dia 6 á 9 de junho. A fim de tornar o evento, o mais sustentável possível algumas ações que promovem a sustentabilidade e a cidadania acontecerão no local.
Os restaurantes, o comércio, a comunidade e o público do festival serão desafiados a reduzir o impacto do evento no meio ambiente. Entre as medidas a serem tomadas uma delas é a reutilização e compostagem do lixo.
O óleo de cozinha utilizado pelos estabelecimentos será coletado para depois ser reutilizado na fabricação doméstica de sabão, os comerciantes serão também incentivados a fazer a compostagem do seu lixo úmido, transformando-o em adubos ou alimento para os animais. O lixo seco produzido nos restaurantes e nas ruas será reciclado e a coleta do mesmo será feita diariamente.
Para chamar a atenção do público para a reciclagem os latões de lixo receberão pintura artística e como demonstrada na imagem abaixo, enfeitará as ruas da comunidade. Serão ao todo 22 latões, 20 deles serão pintados pela Escola de Arte de Muriaé e dois pelo querido professor Adir Resende artista veterano de Cataguases.
Parte desses latões ficará em Pirapanema e a outra parte será doada ás escolas públicas de Muriaé.
Buscando minimizar o impacto causado pelos carros e máquinas no bioma de Pirapanema serão distribuídas mudas de árvores nativas da região em troca de livros doados pelo público do festival, que passarão a integrar o acervo da Biblioteca Itinerante da Pacto Ambiental. Essa ação promove o desapego e sensibiliza a população para a importância do consumo consciente, além disso, promove a cultura, pois sem ela, não há desenvolvimento social.
O Projeto Pacto da Mata também estará no festival, a fim de conscientizar os proprietários de terra da região da Serra do Brigadeiro quanto a importância da criação de Reservas Particulares de Patrimônio Natural em suas propriedades.
Todo esse trabalho de educação ambiental visa aumentar a consciência ecológica e o espírito de cidadania do público do festival, da comunidade local e de todos que por ali passarem.
O que garante a sustentabilidade é a atitude de cada um.
PACTO AMBIENTAL
Da união multidisciplinar de estudantes, produtores, artistas e profissionais de Cataguases nasceu a Pacto Ambiental. Uma ONG que promove ações educativas, culturais, ambientais e pesquisas científicas na região de Cataguases.
Atualmente a Pacto congrega, empresas, pessoas da sociedade civil e instituições que atuam na área socioambiental, como escolas públicas promovendo palestras de sensibilização com a comunidade a favor do meio ambiente e da cidadania, incentivando, estimulando e educando a comunidade em geral.
Desde a sua fundação a Pacto Ambiental desenvolve inúmeras atividades que contempla objetivos que contribuem o desenvolvimento socioambiental.