Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 24/05/2013 às 10h42

5º Leilão do Basa traz raças produtivas e novidades genéticas a Muriaé

image

 

Apostando na raça Girolando como solução para o mercado leiteiro da região, é que o produtor pecuário Evandro do Carmo Guimarães realizou, no dia 18 de maio, a quinta edição do Leilão Girolando das Fazendas do Basa de Leopoldina, Muriaé e Cataguases. O evento reuniu vários animais, entre eles gado adulto e novilhas, de criação própria, e teve seus arremates transmitidos pelo Canal Rural, com a presença de produtores rurais da região que estiveram no Parque de Exposições de Muriaé para o leilão.

Segundo Evandro Guimarães, o evento foi importante para continuar divulgando a necessidade do melhoramento no potencial do gado leiteiro da região. "Viver da atividade rural é muito duro, são todos os heróis que conseguem. Então, com um gado melhor, são maiores as nossas chances. Do ponto de vista técnico, foi excepcional, do ponto de vista financeiro e comercial, foi dentro do nosso esperado", disse.

Para o produtor, o aumento da produção leiteira vai também ao encontro dos cuidados com o meio ambiente. "Convoco os amigos e as pessoas de bem, interessadas numa melhor qualidade do gado leiteiro, para juntos desenvolver um trabalho que contemple a genética e um gado mais produtivo. Isso é muito importante para o Brasil. O país tem 30 milhões de cabeças leiteiras, e produz 30 milhões de litros de leite. Ele poderia produzir o dobro, com apenas 10 milhões de cabeças. Podendo então liberar milhões de hectares para o meio ambiente, para culturas, ou para reflorestamento. Então, não há nada mais ecológico do que trabalhar pelo gado bom, para reduzir o volumo do gado e aumentar por unidade de gado rústico", explicou.

Sobre o trabalho desenvolvido, o produtor destaca a união com o homem do campo, com quem convive desde jovem, na fazenda de seu avô. "Nossa principal missão é, junto aos demais produtores e amantes do bom gado na região de Muriaé, região do meu coração. Desde meus primeiros anos de vida, sempre vivi na fazenda do meu avô, nas férias, podendo fazer as travessuras de criança, e sinto que meu avô estaria muito alegre vendo que estamos tentando fazer algo melhor para a produção leiteira", lembrou.

 

Fazendas do Basa

As fazendas do Basa estão divididas em três unidades, em Macuco está um conjunto de cinco propriedades, que trabalham com barrigas de aluguel e animais Girolando. Elas são o sustentáculo das fazendas de Gir Leiteiro e Girolando. Em Leopoldina, está a fazenda de Girolando, para matrizes de produção, e em Cataguases, se estabeleceu as doadoras dos Gir Leiteros, sendo cerca de 600 animais entre bezerras e animais adultos.

 

 

 

 

 

 

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS