Em 02/05/2013 às 13h47
Há décadas deixado em segundo plano, em virtude das festividades do Dia do Muriaeense, o aniversário da emancipação política de Muriaé voltará a ser comemorado em 2013. Celebrada em 16 de maio, a data será marcada com programação de três dias, que lembrará ainda os 150 anos de fundação do distrito de Belisário, localizado na Serra do Brigadeiro.
As atividades, que incluem momento cívico na Praça Coronel Pacheco de Medeiros e atividades culturais na Praça João Pinheiro e em Belisário, têm como principal destaque a cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Muriaeense a 30 agraciados. Batizada com o nome do ex-vice-presidente da República, José Alencar Gomes da Silva, a honraria criada pelo decreto 5.272, de 18 de abril de 2013, será concedida pelo prefeito Aloysio Aquino a cidadãos que tenham, através de seu trabalho e sua dedicação, contribuído para o desenvolvimento do município. "Trata-se de uma homenagem a pessoas que fizeram e continuam fazendo a nossa cidade evoluir", destaca Aloysio.
Vale lembrar que, apesar das comemorações, o dia 16 de maio será considerado data útil. O feriado municipal continuará sendo celebrado em 6 de setembro, Dia do Muriaeense.
Confira a programação completa:
Quinta-feira, 16 de maio
08h00 - Momento cívico com hasteamento de bandeiras e execução de hinos
Local: Praça Coronel Pacheco de Medeiros (em frente ao Paço Municipal)
19h30 - Cerimônia de outorga da Medalha do Mérito Muriaeense José Alencar Gomes da Silva
Local: Teatro Zaccaria Marques
Sexta-feira, 17 de maio
19h30 - Pronunciamento oficial dos oradores / Palestras sobre a emancipação política do município (Adellunar Marge) e a criação do distrito de Belisário (Nina Campos) / Apresentação da Orquestra Sinfônica de Nova Lima e do coral da AABB de Belo Horizonte
Local: Coreto da Praça João Pinheiro
Sábado, 18 de maio
19h30 - Apresentação da Orquestra Sinfônica de Nova Lima e do coral da AABB de Belo Horizonte
Local: Igreja Matriz de Belisário