Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 19/04/2013 às 09h59

Premen cria horta que vai produzir verduras para escola e famílias de alunos

O projeto de reativação da horta do colégio, em parceria com a Emater, também contou com palestras sobre saúde e educação fiscal para o homem do campo

image

 A Escola Estadual Padre Maximino Benassati iniciou na sexta-feira (12/04) um projeto em parceria com a Emater-MG para reativar a horta de verduras do colégio. A escola já possuiu em outros anos uma horta, mas agora com a nova diretoria, o projeto foi retomado. Para aproveitar a data, o agrônomo da Emater em Muriaé, Francisco Ofeni, o "Chiquinho", juntamente a direção da escola, realizou palestras de saúde e educação fiscal para vários representantes de comunidades rurais que estiveram presentes para participar dos trabalhos iniciais na horta da escola.

A vice-diretora Marly Fernandes Costa Faraco contou que o objetivo da direção era trazer os alunos e a comunidade para presenciar uma forma diferente e enriquecedora de melhorar o alimento da nossa casa, da vida da gente. "Nós pegamos a direção da escola no ano passado, e tínhamos vários assuntos para ser resolvidos aqui, então a horta só funcionou por um período. Agora que organizamos essas coisas, poderemos dedicar a outros projetos e eventos, como este em parceria com a Emater. O Franscisco veio e está nos apoiando nesta horta, que irá produzir o ano inteiro, tanto para a merenda escolar, como para as famílias dos alunos, mostrando a importância dela, que também irão cuidar da horta, junto aos professores", explicou.

A diretora Maria Alice de Souza Almeida lembrou da importância de se diversificar a alimentação nas escolas. "Pra nós é muito importante, já que o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) cobra muito o cuidado com a alimentação dos alunos, e o Francisco tem uma visão muito ampla, e disse que se trabalhássemos, poderíamos ser um ponto de referencia para outras escolas. Muitas têm um espaço ocioso, e podem trabalhar com seus alunos numa horta, ainda mais quando estão em tempo integral. Eles passam o dia na escola, e podem ser incluídos no projeto", espera a direta. E afirma: "Precisamos trazer a comunidade para nos ajudar. Não por imposição, já que este trabalho serve para a escola e a comunidade, mostrando que essa troca vai beneficiar a todos. É uma construção dessa relação", disse.

 

Palestras sobre saúde e educação fiscal

 

A farmacêutica da Drogahemil, Bettssabá Gonçalves, aproveitou para falar de saúde, cuidados com o coração e o corpo, e sobre a importância de uma dieta balanceada com frutas, legumes e verduras para que todos tenham uma vida saudável e afastem doenças, como a hipertensão e a diabetes. Para ela, "O evento é de extrema importância, com esse trabalho de conscientização dos cuidados com a saúde. A Drogahemil com seus 30 anos de experiência vem também prestando serviços nesse sentido, e como profissionais de saúde, que vivenciamos os problemas de saúde no dia a dia, dos pacientes, é gratificante ver o cuidado do Francisco com o homem do campo", falou sobre a iniciativa. 

Aproveitando a presença de vários representantes e moradores de comunidades rurais diversas, Chiquinho também convidou os servidores da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais, Marina de Barros Montesano e Luiz Henrique Ribeiro, para falar sobre a importância e o compromisso social de todos, incluso do homem do campo, em pagar seus tributos e estar em dia com o Estado, já que essa contribuição é importante para aplicação nas melhorias da condição de vida de toda sociedade.

Após as palestras, alunos, professores, funcionários da escola e produtores rurais que estavam presentes participaram das primeiras plantações de mudas da horta, explicando os cuidados necessários para o crescimento e a futura colheita na escola.

 

 

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS