Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 05/04/2013 às 11h09

Coluna de Psicologia - Ana Lúcia Mazzini

 image

Tudo Começa Em Casa

Muito se tem falado da importância do ambiente familiar para o desenvolvimento das crianças, formação da sua personalidade, dos valores e hábitos saudáveis, mas afinal, quais atitudes os pais podem tomar que realmente influenciam na autoestima, aprendizagem ecapacidade da criança e do adolescente para enfrentar a vida?

Sabemos que um ambiente saudável é aquele que estimula o desenvolvimento dos filhos, satisfazendo as necessidades das crianças de proteção, cuidados, afeto, educação e respeito. Neste ambiente os pais conseguem se comprometer de fato com os filhos,se adaptando a cada fase do desenvolvimento, aprendendo e crescendo com eles.

Os pais "suficientemente bons", conforme descrição do psicanalista inglês Winnicott, conseguem apresentar "o mundo" aos seus filhos, preparando-os para lidar com as frustrações e situações difíceis no tempo certo. Para ele a família é fundamental no amadurecimento emocional, tudo começa em casa.

Há, porém, algumas atitudes e comportamentosque acabam se tornando um padrão nas relações entre os pais e filhos, tendo consequênciase efeitos negativosno desenvolvimento da criança e do adolescente.Podemos citar alguns tipos de atitudes que podem fazer diferença quando se fala em "atitudes patológicas": Atitudes como a rejeição, superproteção, negligência, abandono, perfeccionismo,autoritarismo, etc. são condutas que trazem conflitos nas relações entre pais e filhos.

Tratar de crianças e adolescentes sem compreender o lugar que eles ocupam emsua família,sem ouvir e incluir os pais no atendimento, podereforçar a ideia de que o problema apresentado pela criança começa e termina nela e  que os pais e os irmãos não estão implicados no  seu sintoma. "Acaba-se colocando o paciente como "bode expiatório" dos problemas apresentados pelo núcleo familiar".

Que as famílias vêm sofrendo profundas modificaçõesé fato eessas mudanças trouxerammuitos benefícios e muitos prejuízos, tanto no que se refere aos cuidados dispensados às crianças quantoaos novos papéis dos pais para educar os filhos,na participação dos avósedo grupo familiar. Conceitos,valorese paradigmas estão sendo contestados e transformados entre eles, por exemplo,os filhos se adaptando a novas configurações familiares.

Independente dos novos formatos e arranjos familiares às necessidades das crianças continuam as mesmas: atenção,cuidado, segurança e amor.

Discutir e refletir sobre as atitudes dos paislevantaquestões importantes que ainda merecem nossa atenção e nos faz  pensar que vale a pena mudar  enquanto ainda dá tempo de buscar uma família mais feliz!

 

 

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS