Enviado pela Secretaria de Estado de Saúde, o veículo equipado com o UBV pesado – versão mais forte do popular fumacê – chegou a Muriaé na tarde de segunda-feira e, na manhã de hoje, começou a ser utilizado nas ruas da cidade. O equipamento vem para reforçar os trabalhos de combate à dengue no município, que já vinha trabalhando com o UBV leve, que pode ser utilizado individualmente por agentes de saúde ou instalado em automóveis.
De acordo com o coordenador do Serviço de Controle de Endemias, Ademar Pedrosa, o veículo ficará em Muriaé por no mínimo 30 dias, atuando em dois períodos - das 5h às 9h e das 17h às 21h, horários em que o mosquito Aedes aegypti se faz mais presente. "Já solicitamos ao Governo de Minas o envio de mais um automóvel equipado com o UBV pesado, a fim de reforçarmos ainda mais o combate à dengue", informa.
A chegada do novo fumacê é parte da força-tarefa criada pela Prefeitura de Muriaé para combater o avanço da dengue na cidade. Além de utilizar os dois tipos de UBV, a Secretaria Municipal de Saúde já promoveu ou ainda vem promovendo diversas ações como a aquisição do aparelho de hematologia, que realiza exames de sangue com resultados imediatos em pessoas com sintomas da doença; a criação do ponto de apoio para tratamento inicial de pacientes na Unidade Básica de Saúde do bairro São Francisco, ajudando a desafogar o pronto-socorro do Hospital São Paulo; a realização do mutirão "Bota a Dengue Pra Fora" em vários bairros da cidade, coletando materiais inutilizados que possam acumular água parada; e a integração entre os agentes comunitários de saúde e os de controle de endemias, possibilitando mais acesso às residências na busca por focos de proliferação do mosquito transmissor.
O Departamento Municipal de Saneamento Urbano (Demsur) também participa da força-tarefa contra a dengue. Desde o início do ano, a equipe de limpeza urbana vem realizando mutirões de capina e retirada de lixo por toda a cidade. Até o momento, mais de 500 toneladas de resíduos sólidos, incluindo pneus, garrafas e outros itens que podem acumular água parada, já foram recolhidas.
Diferença entre os fumacêsOs dois tipos de fumacê que estão sendo aplicados pela equipe do Serviço de Controle de Endemias têm finalidades diferentes. O leve, também chamado de costal, tem o objetivo de conter a disseminação da dengue; já o pesado é utilizado como forma complementar para promover a rápida eliminação do mosquito Aedes aegypti, devendo ser aplicado de forma associada à realização de mutirões de limpeza e eliminação de depósitos.