Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 06/08/2007 às 08h27

Prontocor realiza cirurgia inédita na região

  Duas das mais respeitadas e modernas instituições de saúde da Zona da Mata se uniram para a realização de um procedimento inédito na região. Graças à fusão das equipes de Cirurgia Oncológica - da Fundação Cristiano Varella – e de Cardiologia Vascular - do Hospital Prontocor -, foi possível a concretização de uma cirurgia que, até então, se restringia aos grandes centros do país.

  O procedimento foi realizado no dia 18/06/07, contando com a experiência e precisão das equipes compostas pelo cirurgião oncológico Dr. Edson Ribeiro, e do cirurgião cardiovascular Dr. Flávio Reis Gouvêa. De acordo com as informações médicas, o paciente era portador de tumor renal que apresentava uma extensão (trombo tumoral) para a veia cava inferior. O paciente foi inicialmente avaliado pelo Dr. Edson Ribeiro que considerou de suma importância para o planejamento da cirurgia a atuação de uma equipe multidisciplinar composta por cirurgiões oncológicos e cardiovasculares experientes, pois para maior segurança do paciente, técnicas de by-pass cardiopulmonar deveriam ser utilizadas.

  “Havia a limitação da realização da cirurgia neste paciente porque era necessário um procedimento conjugado de cirurgia cardiovascular e oncológica. A princípio, deveríamos remover o rim e a veia cava inferior para a retirada do trombo tumoral. Esse procedimento necessitava da colaboração de uma equipe cardiovascular para dar suporte circulatório ao procedimento e também para avaliar o tumor no átrio direito. Graças a Deus, obtivemos sucesso total”, contou o Dr. Flávio Reis Gouvêa.

  Todo o procedimento foi realizado no Hospital Prontocor e o paciente passa muito bem. O grande destaque para Muriaé e toda a região, é o fato de não ser uma cirurgia rotineira, mas realizada, apenas, nos grandes centros de cirurgia cardiovascular e oncológica.  “Acho que a realização desta cirurgia em Muriaé, com a fusão de duas grandes instituições - o Prontocor, com a cirurgia cardiovascular, e a Fundação Cristiano Varella, com a cirurgia oncológica, propicia um maior e melhor suporte para os pacientes que necessitam de cirurgias de grande porte e que, a partir de agora, não precisam mais se deslocar para os grandes centros”, afirmou o médico.

  Para o Dr. Flávio, a estrutura oferecida durante o procedimento cirúrgico também foi de fundamental importância: “A participação das duas equipes de Oncologia e Cardiologia e a estrutura oferecida pelo Hospital Prontocor, tanto do Centro Cirúrgico quanto do Pós-Operatório de Cirurgia Cardiovascular propiciaram o êxito de um procedimento complexo, pois, além do envolvimento dessas duas equipes, é preciso que estejamos muito bem estruturados para a realização da cirurgia. Primeiramente, o Dr. Edson entrou em contato conosco, o paciente esteve no nosso consultório e, só depois das avaliações, é que partimos para o planejamento da cirurgia e, graças a Deus, o senhor Nélson está muito bem”, concluiu.

  Assim, a Fundação Cristiano Varella e o Hospital Prontocor não só escreveram uma importante página de suas histórias particulares, como também, mais uma vez, colocaram Muriaé no cenário das modernas técnicas de aprimoramento da saúde.

Autor: Cícero Gomes

Fonte: Prontocor



Gazeta de Muriaé
HPMAIS