Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 15/03/2013 às 11h14

A arte de trabalhar a madeira passa por gerações

image

A arte de trabalhar a madeira passa por gerações

Marcenaria, negócio que passa de pai para filho, tem comércio aquecido devido ao forte ritmo de construções no país 


Transformar a madeira bruta em ornamentos de decoração, utilitários ou arte, são típicas habilidades dos marceneiros, considerados verdadeiros artesãos que utilizam a madeira e outras matérias primas. A profissão é uma evolução da carpintaria e se diferencia dela por ser um trabalho mais artístico.

O dia de São José, o 19 de março, é marcado como o dia do padroeiro dos Marceneiros e Carpinteiros. Hoje em dia, o mercado de trabalho na marcenaria é amplo, pois o profissional tem a possibilidade de abrir a própria oficina num lugar que ofereça espaço suficiente para sua profissão, como Gilberto Roriz, que traz no sangue a tradição do trabalho com madeira. "Minha família tem varias gerações de marceneiro. São vários na família. Meu avô, Raimundo Roriz era carpinteiro, e meu pai Sebastião Roriz. Comecei a trabalhar desde criança, puxando meu pai. Quando pegamos o gosto de produzir as coisas, criar algo, comecei a aprender e fazer alguns serviços. Quando era ajudante, tinha que lixar a madeira, fazer os serviços mais difíceis, mas fui aprendendo e tomando gosto", conta.

Embora existam muitas fábricas de móveis e artigos decorativos, o trabalho autônomo ainda é muito buscado, pela qualidade do produto final.  O marceneiro Ronaldo Willian Martinho Almeida, que traz também da infância a pratica com a madeira, já trabalha há 20 anos e atesta que a qualidade de um trabalho profissional não tem comparação. "Hoje, se a pessoa tiver a condição e o poder aquisitivo de ter sua casa própria, vai buscar também móveis de qualidade. Então ele pode conseguir com nosso trabalho, que é muito diferente de móveis que são vendidos em lojas de aparelhos eletrodomésticos, que não tem muita qualidade nem durabilidade", atesta o profissional.

Mercado de trabalho

Apesar da ampla concorrência, e da busca por preços melhores, os profissionais não escondem – no fim, o que vale é a qualidade do produto. "As pessoas estão exigentes, mas você ganha na qualidade. Pode ter o preço diferenciado, mas a confiança do freguês faz a diferença, pra colocar uma pessoa em casa, com mais um ajudante, trabalhando dentro da casa do cliente. Faço muitos serviços no Rio de Janeiro, por indicação de clientes, que tem confiança no trabalho", conta Roriz.

Sobre seu trabalho, Ronaldo Almeida conta que um trabalho bem feito não tem comparação. "Cada um tem seu método de trabalho, mas a garantia que dou é de um trabalho muito bem feito e muito bem acabado, para satisfação dos clientes", finaliza.

Material substitui a madeira maciça

Hoje em dia, muitos móveis de qualidade são feitos de MDF. "Hoje se trabalha muito com o MDF, quando comecei a trabalhar, usava-se muito a madeira maciça. Mas devido ao preço, e a escassez, usa-se mais o MDF, feito de eucalipto", conta Roriz.

MDF (Medium Density Fiberboard - Fibra de Média Densidade) é um produto ideal para a indústria de móveis, decoração, construção, indústria gráfica, automotiva, caixas de som, publicidade, stands, maquetes, etc.

Características

Sendo conhecido mundialmente e ecologicamente correto, o MDF é um painel de fibras de madeira sendo sua composição homogênea em toda a sua superfície como em seu interior. Graças a sua resistência, estabilidade é possível obterem-se excelentes acabamentos em móveis, artesanatos, molduras, rodapés, colunas, balaústres, divisórias, forros. Destaca-se pela possibilidade de ser pintado ou laqueado, podendo ser cortado, lixado, entalhado, perfurado, colado, pregado, parafusado, encaixado, moldurado. Proporcionando, sempre, excelente acabamento tanto com equipamentos industriais quanto com ferramentas convencionais para madeira. O MDF é oferecido com as faces sem revestimento (in natura); com uma ou duas faces com revestimento melamínico (BP) ou finish foil (FF). O MDF é um produto desenvolvido especialmente para uso interior. O produto não deve ser exposto à ação da água nem em ambientes com umidade excessiva. O MDF sai da fábrica isento da presença de insetos, pois sua constituição forma uma barreira efetiva ao ataque da maioria de insetos furadores. Porém, sendo produto derivado da madeira, poderá ser atacado por eles. Nesses casos, é conveniente o tratamento preventivo do local e dos outros materiais onde o MDF será aplicado.

 


Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS