Muriaé já está participando oficialmente do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Em evento realizado na manhã de quarta-feira (27), no Teatro Zaccaria Marques, o prefeito Aloysio Aquino e a secretária de Educação, Maria Cristina Navarro, lançaram o início das atividades do PNAIC no município, com o objetivo de possibilitar que todas as crianças muriaeenses estejam alfabetizadas até completarem oito anos de idade.
De acordo com a coordenadorado PNAIC em Muriaé, Maria de Fátima Barbosa, cinco professoras da rede pública municipal de ensino foram capacitadas na Universidade Federal de Juiz de Fora para promoverem o curso de formação continuada junto aos demais educadores. "É um projeto para ser executado ao longo de dois anos. Todos os participantes receberão o certificado de capacitação emitido pelo Ministério da Educação", explica.
O curso, que será realizado duas vezes por mês na Escola Municipal Doutor Antônio Canêdo, irá capacitar os professores da rede pública em relação à metodologia adotada pelo PNAIC. "O objetivo é possibilitar que todas as crianças completem o terceiro ano do Ensino Fundamental estando alfabetizadas e sabendo realizar as quatro operações matemáticas fundamentais", informa a coordenadora.