A proibição do despejo de entulhos e restos de material de construção no terreno da Granja Dom Delfim, na barra, foi reforçada nesta semana. A prefeitura de Muriaé, através da secretaria Municipal de Meio Ambiente, fechou as entradas por onde os caminhões caçamba chegavam ao local. Segundo a secretária do Meio Ambiente, Juliana Guarino, desde janeiro de 2013, os caminhões já estavam proibidos de descarregar os entulhos, uma vez que, a placa afixada próxima ao aterro proibia a infração, prevista no código de posturas do municipio/lei nº 2358/1999.
A luta pela preservação do meio ambiente será uma preocupação constante da atual administração, por isso, partir de março, a equipe técnica da secretaria começará a elaborar um projeto de limpeza e recuperação das nascentes da Granja Dom Delfim.
DescartesPara que seja autorizado o desaterro, o solicitante deverá comunicar a prefeitura o local onde será realizado o despejo. Em nossa cidade, existe uma forma legal para o descarte dos materiais de construção e reformas, que são os aterros particulares autorizados pelos proprietários.
A parceira entre o setor público e a população é o melhor caminho para controlar a utilização irregular de áreas públicas. As denúncias, podem ser feitas pelos canais: 3696-3361 ou email: juliana_ma@muriae.mg.gov.br. É importante que todos colaborem, nos casos do despejo na beira de estrada, é importante que o cidadão colabore e anote a placa do veículo que está fazendo o despejo irregular. A denúncia é uma forma de ajudar nesta fiscalização e a pessoa não precisa se identificar.