Com a participação de milhares de católicos, aconteceu na noite desta Quarta-feira de Cinzas, na Matriz São Paulo, o início da Quaresma. A missa que foi celebrada pelo pároco Pe. Cícero Machado marcou também a abertura da Campanha da Fraternidade 2013, cujo o tema é: fraternidade e juventude.
Logo no início da celebração a igreja estava com toalhas e parementos do altar na cor verde, em seguida Pe. Cícero explicou que nesse tempo da Quaresma, a Igreja Católica muda: os santos ficam cobertos, a cor passa a ser o rocho, não se colocam flores no altar. Esse é um tempo de graça e conversão. Penitência não é sofrimento pois Deus não quer a dor humana, mas uma prática que nos ajude a sermos melhores, onde possamos crescer na fé e fazer um processo de mudança de vida.
Também durante a celebração os fiéis receberam as cinzas, sinal de que todos devem se lembrar: "do pó viemos e ao pó voltaremos". Ao final da missa todos receberam um panfleto, onde são apresentadas aos católicos como sugestões para uma boa vivência quaresmal.