Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 19/11/2012 às 15h04

Trotes para Polícia Militar dificultam trabalho ágil

Todos os dias a Polícia Militar recebe inúmeras ligações. São chamadas de emergência que podem salvar vidas. Mas os trotes atrapalham o trabalhos dos militares que contam com a agilidade das ligações para manter a segurança em Muriaé.

Por ano são cerca de 80 mil ligações, 48 mil são trotes. O equivalente a 60% do total das chamadas são feitas por pessoas que não tratam de assuntos relacionados a emergência policial. "Algumas pessoas precisando da presença da PM, e os militares se ocupam deslocando para uma ocorrência falsa. Com isso vidas podem se perder por causa de um deslocamento desnecessário", afirma o Capitão da Polícia Militar, Sandro.

Situação vivida também pelos Militares do Corpo de Bombeiros de Muriaé. Os Bombeiros tem que fazer o resgate de urgência e conviver com trotes que xingam e denunciam falsas ocorrências. Cabo Garcia explica que as ligações ocupam as linhas que impede o trabalho de resgate de pessoas que realmente podem estar precisando. "Temos apenas duas linhas de telefone. Alguém que está realmente precisando pode ligar e encontrar a linha ocupada", comenta.

A maioria dos trotes são feitos no horário de saída de escola. Os jovens deve ficar espertos que a polícia está marcando em cima. "Nossa tecnologia permite identificar de qual orelhão a ligação está sendo feita", ressalta Capitão Sandro.

Denunciar uma ocorrência falsa é crime. Sua penalidade está prevista no artigo 339 do Código Penal que determina reclusão de dois a oito anos e multa.

Autor: Welington de Oliveira Ferreira



Gazeta de Muriaé
HPMAIS