Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 12/07/2007 às 18h02

Secretaria de Saúde apresenta Simpósio dos PSFs

  Em comemoração ao sucesso das iniciativas ligadas ao Programa Saúde da Família (PSFs), foi realizado nos dias 06 e 07 de julho, no Auditório do Hospital São Paulo, o “I Simpósio de Atenção à Saúde”.

  O evento, que contou com a presença de representantes da Regional de Ubá, profissionais de saúde, autoridades municipais e convidados, foi uma excelente oportunidade para que a Secretaria de Saúde de Muriaé apresentasse uma exposição dos PSFs existentes no município, através de uma mostra dos trabalhos e programas desenvolvidos pelas equipes.

  “A administração 2005-2008, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando esse encontro de todos os profissionais da área de saúde - tanto da rede quanto do programa -, com objetivo de discutir o mais essencial, que é a prevenção das doenças. Em nossa pauta, vamos discutir os problemas dos hipertensos, diabéticos, a saúde da mulher, dos idosos e das crianças”, explicou o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Marcos Guarino.

  Apesar da organização e prontidão das equipes em demonstrarem os programas até então em voga, o Simpósio não teve o intuito de funcionar como uma prestação de contas da Secretaria de Saúde, como esclarece Dr. Marcos Guarino: “A prestação acontece durante as audiências públicas; hoje estamos apenas mostrando o que está sendo feito e o que ainda deve ser feito, com ajuda da população, para melhorar a questão da saúde em nosso município. O nosso objetivo, ao apresentar todos esses stands, com equipes do Programa de Saúde da Família, é servir à população. Vamos ver as equipes que mais estão se destacando e tentar aprimorar nosso atendimento”, justificou Dr. Marcos.

  Palestrante do evento, o coordenador da Atenção Básica da Gerência Regional de Ubá, Franklin Leandro Neto, falou sobre a iniciativa: “É de grande importância pois enfoca a questão da Atenção Primária, que hoje é o centro ordenador do sistema de saúde. Achei relevante explicitar as diretrizes da política nacional para Atenção Primária, além de abordar a proposta do Estado, que são investimentos na área de Saúde da Família, como a estratégia de organização e de modelo de Atenção Primária à Saúde, com incentivos que estão sendo direcionados à área”, explicou o palestrante.

  Após a palestra “Políticas Públicas de Atenção à Saúde”, ele falou, ainda, sobre a questão da prestação de contas do município e como a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, vem utilizando as verbas enviadas pelo Estado. “Muriaé tem avançado muito nos indicadores de saúde e isso demonstra o compromisso e o empenho da gestão e dos profissionais do setor. O município tem apresentado, regularmente, dentro dos prazos, a prestação de contas referente ao incentivo ao Programa Saúde em Casa, que é a aplicação dos recursos repassados mensalmente pelo Governo do Estado”.

  Segundo Franklin, durante a audiência de prestação de contas perante o Governo do Estado, ocorrida em Belo Horizonte, na última semana, o município de Muriaé se destacou: “Fomos fazer a análise da prestação de contas de alguns municípios e Muriaé foi selecionada para a amostragem. Acompanhamos a revisão e, no final, a técnica da Secretaria de Estado nos falou sobre a importância dessa prestação por parte do município e ressaltou a maneira correta como os recursos têm sido aplicados, elogiando Muriaé com relação à transparência e à aplicação relativa de sua prestação de contas”, contou o representante da Regional de Ubá.

  No sábado o Dr. Richard Duvanel fez uma palestra sobre a “Assistência à Saúde da Mulher”: “Falamos sobre o que tem sido feito em prol da mulher dentro da atenção básica, além de levarmos a uma reflexão sobre o SUS. Buscamos um aprofundamento nas relações sociais, culturais e verificamos a situação da mulher no ambiente de trabalho e na família, para refletir como isso se dá na saúde e o que a Atenção Básica pode fazer para melhorar a situação da mulher”, explicou o médico.

  Outra palestra de grande importância foi “A Educação permanente embasando o cuidado como ação humanizadora”, ministrada pela responsável técnica do Hospital São Paulo e enfermeira da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Dra. Maria Cândida de Castro, que falou sobre a atenção ao desenvolvimento da educação em saúde e sobre a humanização dos profissionais, assuntos que, segundo a palestrante, são fundamentais para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.

  Entre os demais profissionais que palestraram, estiveram Maria das Graças Nascimento (“Assistência na Atenção Primária à Saúde), Rita de Cássia Pereira (Planejamento das Ações), Dra. Lígia Regina Vidigal (Assistência à Saúde do Hipertenso e Diabético), Dra. Luciana Carvalho Campos (Assistência ao Portador de Doenças Infecto-contagiosas) e Dra. Sandra Capobiango (Assistência à Saúde da Criança e do Adolescente).

  Para o vereador e médico Dr. Lídio Bandeira de Melo, o importante do Simpósio é a possibilidade de maior unificação do trabalho das equipes dos PSFs. “Esse é um programa geral do Estado de Minas Gerais e sabemos que existe 3 três níveis: o básico (que inclui os PSFs); médio (onde atuam os especialistas); e o superior (de alta complexidade, que só os hospitais de grande porte têm condições de realizar). Com esse evento, os agentes, enfermeiros, médicos, dentistas, fisioterapeutas e a comunidade, têm a chance de se reunir e compartilhar experiências. O Dr. Marcos, junto com outros profissionais, realiza esse trabalho que traz uma maior conjuntura no que diz respeito a juntar todas as variadas equipes que funcionam em Muriaé, além de humanizá-las para que possam prestar um atendimento cada vez melhor para a população”, ressaltou.

  “Temos aqui hoje a presença de profissionais experientes da área, vindos de Ubá, que trabalham com PSFs há mais de 12 anos e estão trazendo novas informações para a gente. O importante desses encontros é a confraternização, pois todos estão interessados em participar, ninguém foi embora, o interesse é geral e deixo meus parabéns à Prefeitura e à Secretaria Municipal de Saúde”, completou o médico do PSF do bairro Gaspar, Dr. Antônio Garcia.

  Após as palestras, o prefeito José Braz parabenizou as equipes dos PSFs pela dedicação integral ao  Programa Saúde em Casa: “Temos que agradecer, em primeiro lugar, a Deus e, a seguir, ao Dr. Marcos Guarino pelo entusiasmo, à toda sua equipe e ao pessoal que trabalha para a nossa população. Durante o nosso governo, temos procurado prestar grande atenção à saúde, que é o benefício maior do ser humano e, por isso, vamos pensar em organizar o atendimento para que fique cada vez melhor para a população de Muriaé e de outras localidades que também nos procuram”, afirmou José Braz.

    Atualmente, Muriaé conta com 24 Programas de Saúde da Família e mais 24 Programas de Saúde Bucal. Ao todo, são mais de 160 profissionais, entre médicos, enfermeiros, odontólogos, fisioterapeutas, auxiliares de enfermagem e agentes de saúde.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS